Leidiane Sabino
A administração Municipal de Votuporanga iniciou no ano de 2010 o projeto de desfavelamento da cidade, beneficiando moradores do Jardim Ipiranga e bairro São Cosme. Em maio de 2012, as famílias cadastradas deixaram os barracos para que a construção das novas moradias acontecesse. Em 28 de novembro deste ano foram entregues as unidades do Ipiranga. Já as do São Cosme estão com apenas 35% da construção concluída e devem ficar prontas em junho do próximo ano.
De acordo com a Prefeitura, esta obra se dividia em três lugares distintos, Ipiranga I, II e São Cosme, todas conveniadas com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). Portanto, a empresa deu andamento nas três, porém, por questões técnicas projetuais as obras do Ipiranga I e II, com 46 unidades, foram entregues primeiro. Sendo assim, agora a empresa dará continuidade à construção das casas no bairro São Cosme.
Enquanto segue a construção destas unidades, a Prefeitura oferece um auxílio-aluguel no valor de R$300 para as pessoas que precisaram deixar suas casas. Serão beneficiadas 22 famílias, porém, são 15 que recebem a ajuda, já que o restante conseguiu um local por conta própria.
A demora na conclusão da obra do São Cosme deve-se também, porque no início da obra, a empresa que foi terceirizada para a execução do serviço desistiu e o trabalho precisou ser repassado a outra construtora, o que também comprometeu o andamento do serviço. Além disso, inicialmente a obra também sofreu com alguns problemas técnicos onde precisou ser refeito o trabalho de sondagem de alguns terrenos, o que também gerou um atraso.