Deputado federal Edinho Araújo e o votuporanguense João Dado representam a região no comando de secretarias
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Dois eventos políticos especiais marcam o feriado de 1° de janeiro, a posse da presidente Dilma Rousseff e seus ministros e do governador Geraldo Alckmin com sua equipe de trabalho. A região tem dois representantes, o deputado federal Edinho Araújo toma posse como Secretário de Portos, do Governo Federal, e o João Dado assume a Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho.
A posse do governador reeleito por São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), acontece na manhã desta quinta, dia 1º de janeiro, quando ele também apresenta a sua equipe de secretariado. A sessão solene acontecerá às 10h, no plenário JK da Assembleia Legislativa.
Já o roteiro do evento em Brasília de quinta-feira (1°), na Esplanada dos Ministérios, no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto inclui desfile em carro aberto, cerimônia no Congresso, discurso ao povo no Palácio do Planalto, posse de ministros e termina com uma recepção no Palácio Itamaraty.
Às 14h30, a presidenta Dilma Rousseff deve sair do Palácio da Alvorada, residência oficial, e seguir em carro fechado até a Catedral Metropolitana de Brasília, no começo da Esplanada dos Ministérios de onde iniciará, às 14h45, o percurso no Rolls-Royce presidencial até o Congresso Nacional.
O trajeto será acompanhado por batedores e pela cavalaria do Batalhão da Guarda Presidencial. O vice-presidente da República, Michel Temer, também fará o percurso em carro aberto.
Na chegada ao Congresso, prevista para às 15h, Dilma e Temer serão recebidos pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, e seguirão para o plenário da Câmara dos Deputados. A presidenta e o vice farão o compromisso constitucional perante os parlamentares e assinarão o termo de posse. Em seguida, o Hino Nacional será executado e Dilma fará um discurso. A estimativa é que o rito dentro do Congresso dure cerca de 45 minutos.
Na saída do Parlamento, Dilma receberá honras militares com salva de 21 tiros de canhão antes de seguir para o Palácio do Planalto, do outro lado da rua. A presidente entrará na sede do Executivo pela rampa principal e seguirá para o parlatório, onde falará ao povo por volta de 16h30.
Edinho Araújo
“Aceitei o honroso convite da presidente Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer para assumir a Secretaria Nacional de Portos, que possui status de Ministério. Estou pronto e motivado para novos desafios. Pretendo realizar um trabalho eficiente, como sempre busquei fazer nesses meus 42 anos de vida pública”, disse Edinho Araújo.
João Dado
“É uma pasta muito ligado ao lado social. E trabalho é a base de qualquer pessoa hoje em dia. Temos por exemplo o Banco do Povo, que é ligado a pasta e faz financiamentos a juros baixíssimos para pessoas mais carentes”, disse João Dado sobre o novo desafio.