Católicos comemoram a data que lembra a santa protetora dos olhos; fiéis vêm até a igreja para celebrar com novena e missas
Altar da comunidade foi reformado recentemente com apoio dos dízimos e ofertas
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A Paróquia Santa Luzia de Votuporanga comemora hoje o dia da santa que dá nome à comunidade. Haverá novena a partir das 15h, com bênção dos olhos, e missa às 19h.
O padre Geomar Alves dos Santos, pároco, destacou a importância desta data. “Celebramos o dia da padroeira de nossa comunidade, que é a protetora dos olhos. Recebemos nesta data pessoas de diversas cidades da região que querem agradecer e fazer seus pedidos. Luzia é um exemplo a ser seguido de pessoa que dedicou a vida a Jesus Cristo”, disse.
Desde o início do mês de novembro, a comunidade se prepara para esta data. A capelinha de Santa Luzia percorreu os setores em celebrações. No último domingo, ela foi entregue à igreja depois de uma carreata.
Segundo o padre Geomar, cerca de mil pessoas devem passar hoje pela igreja. “A maior mensagem que Santa Luzia nos ensina neste dia é que sejamos fiéis e radicais no ano a Cristo e é isso que pretendemos passar a todos que nos visitar na novena e missa”, falou o pároco.
Com as quermesses, a igreja aproveita para arredar fundos para realizar melhorias. “Reformamos a igreja, o altar, trocamos o telhado, tudo com recursos dos dízimos, ofertas e das festas que realizamos. Ainda precisamos refazer a cozinha da capela Santos Reis”, explicou o padre.
Além da Paróquia Santa Luiza, padre Geomar também é responsável pelas comunidades São Francisco e Santa Clara, no Cecap II, e Santos Reis, na Vila Paes.
Nas quermesses serão vendidos frango assado recheado, pastel, batata frita, espetinho, cafta, leitoa assada, costela no bafo e outras prendas. As doações devem ser entregues na secretaria ou para os coordenadores.