Locais contemplados com os parques infantis já possuem academia a céu aberto; intenção é levar a famílias para o lazer
Diversos bairros do muni
cípio já estão recebendo
a instalação de parques infantis. A Prefeitura de Votuporanga, por intermédio da Secretaria de Esportes e Lazer, está realizando as ações, bem como a reforma deles. A iniciativa faz parte de um projeto de recreação e lazer, com o objetivo de tornar as praças mais agradáveis e melhor aproveitadas pela população, levando as famílias de volta para as áreas públicas de lazer.
De acordo com o secretário José Ricardo Rodrigues da Cunha, o Mineiro, as praças que estão recebendo os parques já possuem a academia a céu aberto. “A intenção é que a família inteira tenha recreação, os pais fazendo a academia e as crianças utilizando o parquinho. A gente pede que os próprios usuários deixem os parques para as crianças utilizarem, pois o que a gente vê é adulto usando de forma errada”.
Inicialmente, a medida já beneficia a comunidade dos bairros Sonho Meu (Praça Iracema Borges Chagas) e São João (Praça Raphael Cavalin), cujos parquinhos já foram entregues. Cada parquinho possui os seguintes brinquedos: barreira de madeira de eucalipto tratado com escalada (7 degraus); balanço triplo; casinha com escada e escorregador de fibra; gangorra tripla; e, escada horizontal (4 metros de comprimento).
Ainda nesta semana, a expectativa é de que a instalação dos parquinhos seja concluída em outras praças. Segundo o secretário, os brinquedos são uma determinação do prefeito Junior Marão com o objetivo de incentivar as famílias a frequentarem as praças. “Nossa intenção é devolver as praças, que são um patrimônio do povo, para o povo”, explicou.
Os bairros contemplados foram Cecap II e Parque das Brisas, com a instalação na Praça Manoel Ramalho Mata; o São Cosme (Praça Helena Maria Arena dos Santos); Residencial Friosi (Praça Faustino Puga Friosi); Parque Municipal Bosque das Nações (Mata dos Macacos); Comerciários (Praça Adilson Souza Francisco Ribeiro); e, Bom Clima (Praça Bráulio Silva). O distrito de Simonsen, conforme acrescenta o secretário, também será contemplado com uma unidade.
Conscientização
O trabalho faz parte de um amplo projeto de revitalização de praças e áreas de lazer. “Mas, para que os resultados sejam comemorados, a população tem papel fundamental nos ajudando na preservação destes espaços”, destacou Mineiro. Para o secretário, só com apoio e a conscientização da comunidade, os objetivos de trazer mais lazer e diversão serão alcançados.
“Ressaltando-se que os parquinhos são feitos de madeira tratada e tem vida útil estimada de pelo menos 15 anos, mas depende do bom uso. A população tem a responsabilidade de nos ajudar a cuidar e conservar os brinquedos. Pedimos que a comunidade esteja atenta e, em caso de vandalismo, denuncie à Ouvidoria”, conclui.