Ao todo, 14 unidades foram doadas no último mês por entidades e clubes de serviço de Votuporanga
O Banco de Leite Humano da Secretaria Municipal de Saúde recebeu 14 novas bombas manuais para a retirada de leite materno no fim do último mês. Os equipamentos foram doados pelo Rotary Club Votuporanga “Novas Gerações”, Maçonaria e também pela OSS (Organização Social de Saúde). Representantes dessas entidades estiveram na unidade a fim de realizar oficialmente a doação. As novas bombas servem para facilitar a retirada do leite pela própria mãe, para a doação ao Banco de Leite.
O Banco de Leite (BLH) é um centro especializado em recolher o leite de mães que o produzem em excesso. Tudo que é coletado passa por um processamento e controle de qualidade para que possa ser distribuído aos bebês prematuros ou com baixo peso que, por algum motivo, não conseguem ser alimentados pelo leite da mãe. O serviço também oferece orientação às mães sobre aleitamento materno.
Doação de Leite
As mães que tenham dado à luz recentemente e queiram doar o excedente ao Banco de Leite podem se cadastrar na unidade para que seja efetuada a coleta. As formas de coleta podem ocorrer de duas maneiras - no local, por meio de uma bomba de leite elétrica, ou em casa, de forma manual, conforme orientações do BLH. Em ambos os casos, os frascos, que são distribuídos pelo próprio serviço, devem ser armazenados no congelador. Após ser coletado, o leite é submetido à exames específicos. Somente depois das análises, o produto é pasteurizado no próprio banco e pode ser liberado para o consumo dos bebês.
Exames
As doadoras são orientadas a apresentar exames realizados durante o pré-natal como anti-HIV, sífilis e hepatite. Caso seja necessário, novos exames podem ser solicitados.
Serviços
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O Banco de Leite fica localizado na rua Santa Catarina nº 3890 – Patrimônio Velho e atende pelo telefone 3405-9787 – ramal 9711.