Há 18 anos como membro da associação, novo presidente quer reforçar as atividades preventivas de conscientização para os jovens
Manoel Joaquim Bernardes faz parte da entidade há mais de 18 anos como voluntário
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A partir de agora, toda a responsabilidade pelos trabalhos realizados pela Associação Antialcoólica de Votuporanga fica a cargo de Manoel Joaquim Bernardes, que assumiu na noite de ontem a presidência da entidade para o mandato que segue até o ano de 2016.
Manoel Joaquim Bernardes é casado com Trindade Guirado Bernardes, tem cinco filhos e trabalha como monitor de dependentes químicos da Secretaria Municipal de Saúde.
O novo presidente da Associação Antialcoólica faz parte da entidade há 18 anos, oito meses e 14 dias. Esta é a primeira vez que ele assume o cargo. Já foi relações públicas por dois mandatos e, atualmente, faz parte da equipe de visitação.
Manoel foi alcoólatra por vários anos. “Neste período, perdi muitas oportunidades. A bebida transforma a pessoa e eu mudava a minha personalidade, ficava um homem bruto”, disse.
Para o trabalho como presidente, Manoel disse que quer reforçar as atividades de conscientização dos jovens. “Para a bebida e outras drogas não há remédios e o álcool é a madrinha de todos os outros entorpecentes. O caminho é não se envolver com ele e, caso não seja possível evitar, é preciso procurar ajuda. O nosso papel é de oferecer apoio”, ressaltou.
A Associação Antialcoólica é uma entidade sem fins lucrativos, que recebe a ajuda por meio do trabalho voluntário. “Lá nós atuamos por amor, de graça. Nós damos aquilo que recebemos. Quero convidar a todos os votuporanguenses que querem nos apoiar neste serviço. O único remédio para o alcoolismo e as drogas é através da terapia, da conscientização e da espiritualidade. O dependente químico e o alcoólatra precisam decidir parar de beber, se não quiser, não conseguimos fazer nada. Se resolver sair deste mundo, colaboramos com ele”, finalizou.
Reuniões
A Associação Antialcoólica de Votuporanga existe desde o dia 16 de março de 1980, por ela já passaram mais de quatro mil pessoas. As reuniões acontecem de terça e sexta-feira, às 20h, com a frequência média de 80 a 100 participantes cada.
A entidade localiza-se na rua Padre Izidoro Cordeiro Paranhos, 1999. Telefone: 3421-0205.