Votuporanga tem espaços destinados especialmente para o estacionamento de bicicletas e quem não respeitar o local certo, poderá ter o veículo recolhido. Porém, de acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança, antes desta medida, haverá a instalação de placas de orientação para incentivar o uso dos bicicletários de maneira adequada e também uma campanha de conscientização com os ciclistas da cidade nos próximos dias.
A notícia sobre o recolhimento das bicicletas foi divulgada em dezembro do ano passado e o assunto ganhou repercussão nas redes sociais, onde os usuários publicaram um comunicado dizendo que a partir do dia 5 de janeiro deste ano, toda bicicleta estacionada fora do bicicletário seria recolhida. Muitos moradores questionavam a quantidade de vagas disponibilizadas e alguns até convocaram uma mobilização contra a medida. A Prefeitura, no entanto, ainda não determinou a data de início do recolhimento até o momento.
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança esclareceu que as bicicletas são consideradas como veículo pelo Código de Trânsito Brasileiro e, portanto, estão sujeitas ao cumprimento das leis de trânsito assim como todos os outros, bem como às penalidades em casos de descumprimento.
Esta ação faz parte de um projeto para organizar a área central da cidade onde, segundo a Secretaria de Trânsito, foram constatadas diversas irregularidades. Além de bicicletas amarradas em postes, árvores e bancos, prejudicando o fluxo de pedestres nas calçadas, alguns até utilizam os corrimãos das rampas de acessibilidade impedindo o acesso de cadeirantes.
Os pontos da cidade onde há bicicletários são: Praça São Bento, 16 vagas; rua Mato Grosso, 16 vagas; praça central, 16 vagas; e Poupatempo, 8. Caso o número de vagas criadas para estacionamento não seja suficiente, a Secretaria de Trânsito instalará mais equipamentos.