Votuporanga sofre atualmente com as altas temperaturas, o que pode prejudicar o funcionamento do organismo das pessoas
Moacir e Maria tomam algumas precauções durante o trabalho, enquanto varrem as ruas do município
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
O município de Votuporanga, como outras cidades da região, está passando por uma onda forte de calor, causada pelo Verão e, principalmente, pela falta de chuvas. Os termômetros das avenidas locais registraram nos últimos dias temperaturas acima dos 40ºC.
Com o forte calor, é muito comum nesta época do ano a ingestão de mais água, sucos, ou outros alimentos que têm a função de ‘refrescar’ o organismo. E é essencial que as pessoas criem este hábito de consumir mais água, quando o clima fica quente. De acordo com o médico clínico geral, Jenner Luciano Lopes, que atende no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e no Pronto Socorro da Santa Casa de Votuporanga, com o calor, as pessoas costumam perder mais água do corpo.
“A perda da água do organismo já acontece naturalmente e, agora com o calor, é mais intensa. Por isso, a importância da hidratação constante nessa época. Além de perder água, a pessoa também perde sais minerais, e acaba sofrendo com alguns sintomas desagradáveis como tontura, câimbra, desorientação, pressão baixa, e pode chegar até a desmaiar”.
As orientações do médico para passar o Verão com mais saúde é a ingestão de muita água. “As pessoas têm de beber de 2 a 3 litros a mais do que já costumam ingerir. Utilizar roupas de tecidos mais leves e cores mais claras ajudam a amenizar a sensação térmica também. E a exposição ao sol, que deve ser evitada das 10h às 16h”.
Jenner também aconselhou uma alimentação mais saudável, com alimentos ricos em água, folhas verdes, frutas e evitar as gorduras. “Crianças e idosos também estão mais propensos a sentir mais o calor, por isso é bom ficar de olho para que bebam bastante água”, disse.