Maioria dos munícipes precisava de uma consulta de encaixe; alguns deles chegaram ao local por volta das 5h
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
Um grupo de cerca de 15 pessoas ‘madrugou’ em frente ao Consultório Municipal Dr. Danilo A. V. Mede, que fica no bairro Vila América, na expectativa de conseguir uma consulta de encaixe. O fato que a reportagem do A Cidade presenciou aconteceu ontem, mas os munícipes alegaram que todos os dias é assim.
O motorista Raul de Almeida Gomes, de 55 anos, chegou ao posto de saúde às 5h20, para tentar uma consulta com o dentista. “Cheguei neste horário para poder pegar uma ficha e conseguir o atendimento”, relatou.
A aposentada Lícia de Freitas Fachinni, de 68 anos, chegou ao local por volta das 6h. “Estou aqui guardando meu lugar para ver se consigo um encaixe com o doutor João Palhares. Tenho colesterol e faço uso contínuo de remédios, preciso pegar uma receita com ele para poder pegar meus medicamentos”, disse.
Já Ana Lucia Alves de Lima estava esperando o Consultório abrir pelo segundo dia consecutivo. “Vim ontem [terça-feira], para conseguir uma consulta, pois meus exames estão alterados, como não consegui o encaixe, hoje cheguei mais cedo, às 6h20, para ver se consigo ser atendida”, disse.
Outro lado
A Secretaria de Saúde informou que os Consultórios Municipais funcionam como os consultórios médicos particulares. “Este sistema foi implantado nesta gestão para que as pessoas não precisem enfrentar longas filas de madrugada na frente dos postinhos para conseguir uma consulta. As pessoas, hoje, são atendidas com dia e hora marcados, em todas as unidades de saúde”.
O Consultório Municipal da Vila América funciona das 7 às 17 horas e, para agendar uma consulta, basta comparecer na unidade em qualquer horário. Caso precise de um atendimento de urgência, a orientação da Secretaria de Saúde é que essas pessoas procurem os pronto-atendimentos 24 horas como o Mini Hospital do Pozzobon, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou Santa Casa.