Em 2015 não terá Copa nem eleições, mas em compensação vários feriados prolongados que podem afetar a economia do país
Sergio Gromik, gerente do Escritório do Sebrae na cidade, acredita na cautela para obter bons resultados em 2015
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
O ano de 2015 está aí e quem possui uma empresa ou pretende montar algum negócio precisa ter cautela e muito planejamento. O gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Votuporanga, Sergio Ricardo Gromik passou algumas dicas para os empresários e futuros empreendedores conseguirem melhores resultados neste ano.
“Pelo que observamos temos dois perfis de clientes, aqueles que já têm o seu negócio e quem pretende se formalizar. Este ano não tem Copa nem eleições, mas em compensação temos um calendário apertado com vários feriados prolongados. Isso é bom para alguns setores como hoteleiros, restaurantes, mas ruim para o comércio e indústria que perdem dias úteis de trabalho, que gera menos faturamento”, disse.
Sergio explicou que para quem já possui o seu negócio, o mais importante é o planejamento do ano, como onde pretende investir e onde pretende enxugar as despesas. “Não precisa ter muito dinheiro para fazer investimentos, o que determina o crescimento de uma empresa é a vontade do dono em melhorar seus serviços e aproveitar as oportunidades que surgem”.
Redução de custos
Por onde começar a enxugar as despesas? Sergio Gromik contou que o primeiro passo é verificar onde se gasta mais. “Um bom empresário tem sempre uma planilha com as despesas de cada mês, ao analisar esta lista, já dá para ter uma ideia de onde começar a reduzir os gastos. Coisas simples como apagar a luz, desligar o ar-condicionado, racionar o material de escritório já são úteis para este processo”.
Porém, o gerente do Sebrae alertou para a economia que pode afetar na qualidade dos serviços oferecidos. “Por exemplo, um restaurante trocar o azeite para economizar dois três reais, o cliente vai perceber e ver que estão economizando, isso é jogar contra o que ele já construiu com aquele cliente. Também tem a concorrência que vai ficar de olho nisso e aproveitar para não fazer igual”.
Ele também contou que normalmente nenhuma empresa consegue reduzir os gastos de uma só vez. “Cada negócio tem um tempo, por isso recomendamos que busquem ajuda. Aqui no Sebrae oferecemos este tipo de auxilio, de orientar por onde começar e quais as possibilidades que são viáveis ou não”.
Criação de empresa
Muita gente começa o ano com inúmeras ideias na cabeça, principalmente projetos de abrir um negócio próprio. Mas, para isso, também é necessário planejamento e estudo da viabilidade da proposta.
“Muita gente chega aqui dizendo que tem um dinheiro, que recebeu do fundo de garantia e que cansou de ser empregado e agora quer montar o negócio próprio. Às vezes elas têm com uma ideia pronta, outras só querem montar um negócio e nem sabem por onde começar. Em geral, as empresas criadas por necessidade são as que têm a vida mais curta, por isso pedimos cautela na hora de montar um empreendimento”.
Outro fato importante na criação de uma empresa é buscar um empreendimento novo, algo que ainda não existe no mercado. “Não adianta pegar o dinheiro e ir para São Paulo e comprar roupas para vender, pois já tem muita gente que já faz isso. O ideal é buscar algo inovador nesse sentido. Buscar empresas que ofereçam algo novo para as pessoas, quando se explora um nicho novo de mercado, esse negócio tem mais chances de dar certo”.
Atualização
Apesar de sempre pensar em economizar, os empreendedores não podem deixar de buscar novidades para apresentar aos clientes. “O ano todo temos feiras especializadas, onde levamos os empresários com um custo mínimo, além disso, sempre oferecemos cursos e capacitações”.
Busque ajuda
São várias ações que podem tornar o ano melhor para as empresas, mas a principal delas é buscar ajuda, seja no Sebrae, na Prefeitura ou em outros órgãos. “O importante é fazer melhor o que já faz e buscar algo diferente para mostrar ao público. É claro que não dá para fazer tudo ao mesmo tempo, o importante é começar”.
O Escritório Regional do Sebrae-SP em Votuporanga fica na avenida Wilson de Souza Foz, 5.137. O telefone para contato é o (17) 3421-8366 e/ou 0800 570 0800.