Álvares Florence tem a intenção de construir 70 casas, Votuporanga analisa a proposta da Federação dos Correios
Reunião entre Prefeituras de Votuporanga e Álvares Florence com a Federação dos Correios
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
Um encontro realizado nesta semana com os prefeitos de Votuporanga, Junior Marão, e de Álvares Florence, Calimério Luiz Correa Sales, com o presidente da Federação Nacional das Entidades Habitacionais dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos, Pedro dos Santos Binotte, foi o primeiro passo para a viabilização de casas populares a preço acessível para a população dos dois municípios. Também estiveram reunidos representantes do Partido dos Trabalhadores, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Jorge Seba, e o vereador Jurandir Benedito da Silva (Jura), que foi um dos responsáveis pela visita do representante da Federação.
De acordo com Pedro Binotte, foi apresentado um programa que atende a demanda dos funcionários dos Correios do Brasil. “Aqui em Votuporanga fomos convidados para discutir a questão da habitação e tivemos a oportunidade de apresentar o programa Minha Casa, Minha Vida, Entidades, que é a oportunidade de trazermos casas populares, com qualidade, com subsídio para população de Votuporanga e Álvares Florence”, disse.
O presidente da Federação disse que para avançar no programa, veio convidar o Poder Público para ser parceiro dessa iniciativa. “Eles podem disponibilizar áreas públicas do município, em contrapartida deste projeto que vai possibilitar uma melhora da qualidade de vida para a população. Tivemos uma boa receptividade dos dois prefeitos, que se prontificaram a procurar áreas disponíveis e a Federação vai encaminhar um ofício apresentando essa iniciativa e estamos muito confiantes que vamos poder trazer a habitação popular para a população local”.
A Prefeitura de Votuporanga informou que tem interesse em fazer parcerias para construção de casas populares no município, como já fez com a CDHU e o Programa Minha Casa, Minha Vida. “No caso específico da Federação dos Correios, houve uma reunião preliminar de apresentação dos trabalhos e, a partir de agora, a Prefeitura está estudando a proposta e estreitando as tratativas. A Administração Municipal está executando o maior programa habitacional da história de Votuporanga. Ao todo, 1.092 famílias já realizaram o sonho da casa própria, através de parcerias com a CDHU e o Programa Minha Casa, Minha Vida”, destacou o prefeito Junior Marão por meio de nota.
Já a Prefeitura de Álvares Florence disse que tem a intenção de construir 70 casas por meio do projeto. Porém, aguarda um retorno da Federação dos Correios para que analisem a proposta feita pelo Executivo. “O nosso engenheiro já está verificando algumas áreas, para que possamos viabilizar a construção da moradias”, disse Calimério.
O presidente da Federação comentou ainda que as casas podem atender parte dos funcionários dos Correios e também a população em geral que precisa de habitação. “O programa é subsidiado pelo Governo Federal, com prestações mínimas de R$25 e máxima de R$80, com casas de 50m², com bastante qualidade”, explicou.