Casali explicou que grades, árvores e postes não são suportes adequados para acorrentar a bicicleta
Com o intuito de incentivar o uso de bicicletários, organizar e garantir segurança ao trânsito, a Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança da Prefeitura de Votuporanga iniciou ontem uma campanha de conscientização junto aos ciclistas. A ação se estende até a sexta-feira e percorrerá as ruas da área central da cidade.
O órgão firmou uma parceria com o Centro Social para desenvolver a iniciativa. Agentes da Área Azul, que atuam nas proximidades dos bicicletários, estão distribuindo panfletos explicando o uso destes espaços. Além disso, os atendidos do Dafic (Departamento de Apoio, Formação e Integração na Comunidade) do Centro Social estão sendo orientados sobre a importância dos bicicletários.
O secretário Antonio Alberto Casali ressaltou a importância da parceria. “Os garotos do Dafic são pessoas que utilizam diariamente bicicletas, por conta do fácil deslocamento. De acordo com o Centro Social (que gerencia o projeto), são mais de 300 atendidos que usam as bicicletas para ir ao banco e trabalhar para as empresas votuporanguenses. Com a campanha, estamos atingindo uma grande parcela de ciclistas”, afirmou.
Casali explicou que grades, árvores e postes não são suportes adequados para acorrentar a bicicleta. “A bicicleta é considerada veículo pelo Código Brasileiro de Trânsito, sujeita às leis. No artigo 255 do Código é mencionado o trânsito ou bloqueio de passeios públicos. Quem infringir a lei terá seu veículo apreendido. Iniciamos a campanha para depois fazer a fiscalização”, enfatizou.