A Prefeitura de Votuporanga, mediante convênio com o Governo do Estado, irá retomar o transporte escolar de alunos do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo) a partir do dia 23 de fevereiro, segunda-feira seguinte à semana do Carnaval. O benefício será para os estudantes que moram a mais de três quilômetros da escola e na zona rural. O transporte deixou de ser oferecido no início do mês, por corte de repasse do Governo do Estado, que pagava o custeio à Prefeitura.
O dirigente de ensino, José Aparecido Duran Neto, explicou a situação para os alunos nesta quinta-feira (12/02) durante uma reunião. “A Secretaria do Estado passa por alterações e, no primeiro momento, teve dificuldade em incluir os alunos no transporte. A Prefeitura é parceira desde o primeiro momento. Entretanto, a legislação tem situações para conceder o transporte”, disse.
Duran afirmou que o cadastro dos alunos será feito durante a próxima semana. “Depois do Carnaval, a Prefeitura retoma os serviços na segunda-feira. Essa parceria entre Prefeitura, Estado e IFSP é importante, principalmente para os estudantes”, complementou.
No ano passado foram atendidos 98 alunos com o serviço. “A Prefeitura fará a logística de veículos e linhas depois de conferir a demanda”, explicou a secretária da Educação, Silvia Rodolfo.
Entenda o caso
Na última segunda-feira, os estudantes do Instituto Federal estiveram na Câmara Municipal. Os alunos dos cursos de Técnico em Edificações e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática cobraram a volta do transporte escolar, suspenso nesse ano, e que, segundo eles, é de responsabilidade da Prefeitura, que teria alegado falta de repasse do governo.
Os alunos afirmaram que as aulas começaram no dia 2 de fevereiro e que no ato da matrícula, foi feito compromisso com os pais de que haveria transporte, o que não ocorreu. “No início das aulas, alunos perderam o dia por ficar esperando nos pontos marcados o ônibus que não passou”, afirmou o estudante Guilherme Abreu.