Projeto tem como objetivo a recuperação e manutenção das áreas de preservação permanentes próximas ao córrego Marinheirinho
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
No programa de rádio “Conversa com o Prefeito” desta terça-feira, Junior Marão fala sobre o evento que será realizado pela Saev Ambiental nesta quinta-feira, como parte do programa Vida ao Marinheirinho, dentro do projeto “Produtores de Água”, desenvolvido em parceria com a ANA (Agência Nacional de Águas). O programa tem como objetivo a recuperação e manutenção das áreas de preservação permanentes próximas da sua principal fonte de abastecimento, o córrego Marinheirinho, além do projeto Mina D"Água, que prevê uma remuneração ao produtor rural que mantiver sua área preservada, com recursos provenientes do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Marão destaca ainda que fará parte da pauta do encontro, o desassoreamento da represa da Saev.
“Este programa é fantástico e junto com os proprietários das nascentes já estamos obtendo bons resultados. A partir de agora vamos começar a remunerar estes produtores assim como os de milho, de soja, nós temos os produtores de água, eles vão ser remunerados por estar preservando ali essa nascente e no decurso dela dentro da propriedade, por isso a ajuda de custo”, disse.
Ele ainda falou que desta forma estará protegendo as nascentes da represa da Saev. “Em um momento seguinte estamos com um projeto de desassoreamento, que com certeza será muito importante, pensando no futuro da nossa cidade para ter água para os próximos anos na cidade. Este trabalho é em conjunto, primeiro fazemos a proteção das nascentes e depois da calha da represa, para aumentar a armazenagem de água”, falou.
Ele também comentou sobre sua viagem à capital paulista na semana passada, quando cumpriu agenda junto às secretarias da Saúde e Transportes. Acompanhado pelo deputado Carlão Pignatari e pelo provedor da Santa Casa, o prefeito foi tentar a liberação de recursos para uma nova UTI, principalmente voltada para área de neurocirurgia.
Com o secretário de Estado dos Transportes, Duarte Nogueira, Marão tratou da recuperação da estrada do 27. "Muito embora a prioridade do Governo Alckmin seja as SPs, recebemos do secretário a promessa de interceder junto ao governador, no sentido de incluir a estrada no cronograma de obras da Secretaria, visto que as intervenções estão orçadas em 11 milhões de reais, investimento impossível de ser feito pelo município", contou Marão.
Outro tema tratado por ele foi a redução no número de acidentes de trânsito, depois da implantação dos radares. "Sei que não é uma medida popular, mas os índices de vítimas do nosso trânsito estavam cada vez mais alarmantes; com os radares e a intensificação da fiscalização, tivemos uma redução expressiva e o trânsito ficou mais seguro", afirmou.
Ouça a entrevista completa nesta terça-feira, às 7h, na Rádio Cidade.