O parlamentar concedeu entrevista para o jornal A Cidade e contou sobre a novidade
Isabela Jardinetti
O deputado Itamar Borges comemora a lei de sua iniciativa que foi sancionada nesta semana. O projeto insere o ensino de empreendedorismo nas Escolas de Ensino Médio e Escolas Técnicas Estaduais, vinculadas à Secretaria da Educação e ao Centro Paula Souza.
O parlamentar concedeu entrevista ontem para o Jornal da Cidade, da Rádio Cidade, onde contou a novidade. “Este projeto foi construído pela frente parlamentar do empreendedorismo, na qual faço parte. Algumas instituições conseguiram junto com deputados constituir este plano que foi aprovado”, disse.
O plano tem como objetivo contribuir para a disseminação da cultura empreendedora, tornando-a matéria eletiva nas escolas públicas estaduais que oferecem ensino médio e ensino técnico, a fim de despertar e fortalecer o espírito empreendedor, possibilitando uma nova consciência de trabalho na comunidade escolar e incentivando o comportamento empreendedor, naqueles que irão ingressar no mercado de trabalho ou irão criar negócios próprios.
“Quando eu era prefeito implantamos o ensino de empreen-dedorismo na rede municipal e foi um sucesso! Os alunos e professores ficam extremamente motivados e os pais se envolveram mais com a escola. Nossas escolas foram premiadas por avaliação do MEC. Agora, queremos que essa prática seja difundida para todas as escolas estaduais”, disse Itamar.
A Secretaria da Educação já realiza, desde o segundo semestre de 2012, um programa piloto de educação empreendedora para os alunos do ensino médio das escolas de tempo integral. Já foram formados professores de 122 escolas que atenderam mais de 1500 alunos. Com a nova Lei o programa será ampliado para atender todos os alunos que desejam fazer uma disciplina de empreendedorismo.
“Existe uma pesquisa recente que diz que 80% dos universitários gostariam de abrir seu próprio negócio. E isso contribui muito quando já há uma noção de como fazer isso, de como enfrentar o mercado de trabalho. Como você começa a trabalhar isso desde o ensino fundamental, você vai ter um resultado melhor. Agora vamos regulamentar e colocar na prática essa lei que foi sancionada”, completou o deputado.