Santa Casa de Votuporanga já existia quando o lugar começou a ser povoado com 66 lotes para a construção de residências
Ainda com as ruas de terras, o bairro foi criado no entorno da Santa Casa
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
Criado em dezembro de 1959, com 66 lotes, o bairro Santa Eliza está localizado no entorno da Santa Casa de Votuporanga. O hospital teve sua fundação em 1946; no dia 16 de abril de 1950, aconteceu a inauguração com a presença de mais de 8 mil pessoas. A construção da Santa Casa foi conduzida pelo Dr. Miguel Gerosa, que mobilizou a população e reuniu parceiros para ajudar nessa tarefa, envolvendo uma grande parcela da comunidade votuporanguense, que se empenhou no projeto nas décadas de 40 e 50, e o fazem até hoje.
Pelo hospital, já assumiram o cargo de provedor 14 voluntários, pessoas abnegadas, que dedicaram anos de suas vidas trabalhando em prol da assistência à saúde da coletividade.
Em agosto de 2007, a Santa Casa foi qualificada oficialmente como Organização Social de Saúde. Prestando serviços com Contrato de Gestão do AME de Votuporanga em 2007 – o primeiro do interior do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Em 2008, foi firmado contrato para gestão do AME de Santa Fé do Sul e, no ano seguinte, a operacionalização do AME de Jales.
Em dezembro de 2013, o governador Geraldo Alckmin classificou a instituição como Hospital Estruturante. Atualmente, a Santa Casa de Votuporanga oferece mais de 30 especialidades médicas. Só no ano passado, o hospital realizou quase 800 mil atendimentos.
Hoje, ela atende em alta complexidade 53 municípios das regiões de Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul, alcançando uma população de quase 500 mil pessoas.