Em recente entrevista ao jornal A Cidade, o deputado estadual Itamar Borges disse que Votuporanga pode pleitear uma vaga
O governador Geraldo Alckmin assinou ontem, no Palácio dos Bandeirantes, a sanção ao Projeto de Lei Complementar 32/2012, que tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento do turismo paulista. O projeto de lei pretende ampliar o número de municípios beneficiários com os recursos vinculados ao Fundo de Melhoria das Estâncias. Em recente entrevista ao jornal A Cidade, o deputado estadual Itamar Borges, um dos autores da proposta, destacou a importância da ideia e disse que Votuporanga pode pleitear uma vaga.
“Mais um passo importante no setor de serviços, que é o turismo. O setor gera emprego com o menor investimento de capital e é uma atividade essencialmente humana”, observou Alckmin. “São Paulo tem um grande potencial turístico, com praias, cidades históricas, gastronômicas, hidrominerais e religiosas, como é o caso de Aparecida, que recebeu no ano passado 12 milhões de romeiros e é segundo maior centro de peregrinação do mundo”.
Durante o seu discurso, Alckmin ressaltou, ainda, que todos os municípios do Estado têm potencial turístico a ser explorado, como é o caso do turismo rural, que pode gerar emprego e renda num momento em que o Brasil enfrenta crise econômica.
Na prática, essa ação institui que 140 municípios paulistas serão de interesse turístico. Todas as cidades, excetos as estâncias já existentes, concorrerão a esse grupo, e para participar desse time, os municípios deverão preencher alguns critérios.
Assim, o Estado de São Paulo amplia a abrangência de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo no Estado, por meio de um fundo constitucional que, para 2015, está previsto um investimento de R$ 268 milhões para as 70 cidades estâncias.