De janeiro até o momento, são 366 casos da doença confirmados em Votuporanga, com 1050 notificações analisadas
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga já tem 366 casos de dengue confirmados em 2015, sendo que foram feitas 1050 notificações, que foram investigadas neste ano. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, não há casos suspeitos de óbitos. Para que a quantidade de pessoas doentes pare de crescer, algumas medidas já foram tomadas para reforçar os trabalhos preventivos. Atualmente, o município vive uma epidemia da doença.
A Secretaria Municipal de Saúde aumentou as visitas nas casas realizadas pelos agentes de endemias e também o número de arrastões, bloqueios, pulverizações, eliminação de criadouros, orientação aos moradores e trabalho de educação em saúde nas escolas, indústrias, clubes de serviços, igrejas, entre outros.
Além disso, as equipes de agentes de endemias estão realizando as visitas em horário alternativo, obedecendo ao horário do trabalhador das unidades de saúde – de segunda e quinta-feira, das 17h às 19h, a fim de encontrar os moradores em suas residências.
Mutirões
Não há uma definição se o município participará do programa Cidade Limpa, que é realizado anualmente em parceria entre uma rede de TV regional e alguns municípios. Porém, já na próxima semana será realizado um arrastão setorizado no Sonho Meu; esta ação prioriza as áreas da cidade em que há maior número de casos de dengue e leishmaniose. Caminhões da Prefeitura passarão pelas vias do bairro recolhendo materiais inservíveis e orgânicos.
Dengue
A dengue é uma doença grave e que pode matar. Alguns sintomas são: Febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos. Ela é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti infectado. O mosquito se reproduz em água parada e para prevenir é preciso não deixar água acumular.