População irá participar de evento, que acontecerá em dois períodos na Câmara Municipal e na Cidade Universitária
A população de Votuporanga vai marcar história neste sábado (25) ao participar da elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) que terá validade para 10 anos. A Conferência Municipal de Educação irá apresentar 20 metas que nortearão a educação básica nos próximos anos. O evento será em dois períodos e lugares. Pela manhã (8 às 12 horas) a reunião acontece na Câmara Municipal, e à tarde (14 às 17 horas) na Cidade Universitária da Unifev – Centro Universitário de Votuporanga.O plano municipal deve ser regularizado de acordo com os novos padrões do Plano Nacional, que foi recém-aprovado. “A comunidade tem que participar deste momento ímpar, que envolve o futuro de Votuporanga. É um momento histórico no país e no município”, disse a secretária municipal da Educação, Silvia Cristina Rodolfo.
Silvia explicou que uma portaria nomeou a comissão coordenadora e técnica para a elaboração do PME. “Estão participando da comissão 19 segmentos da sociedade”, comentou. Ela disse ainda que o grande desafio é o tempo. “Até junho, temos que elaborar e sancionar a lei. O documento está em fase final e estamos na etapa de consulta pública. Agora é redigir o projeto de lei e acompanhar no Poder Legislativo”, afirmou.
Audiência com vereadores
Uma audiência foi realizada na semana passada com os vereadores na Câmara Municipal para apresentação do PME. O diretor do Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) “Alberto Ferreira Lopes”, Renner Willian, apresentou as 20 metas.
O novo Plano Nacional de Educação apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, entre elas estão à universalização a educação infantil na pré-escola (4 a 5 anos de idade), no ensino fundamental (6 a 14 anos), além de atender a toda população de 14 a 17 anos, erradicação do analfabetismo absoluto, promover qualidade da educação básica, valorizar o profissional do magistério, entre outros.