Equipe técnica do órgão faz busca ativa em sua área de atuação com objetivo de potencializar o serviço de convivência de crianças e adolescentes
Cerca de 150 famílias que moram na região sul da cidade estão sendo visitadas pela equipe técnica do Cras Sul (Centro de Referência de Assistência Social), unidade vinculada à Secretaria de Assistência Social, durante este mês. O trabalho consiste na procura por crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos para participarem do serviço de convivência e, assim, ampliar a oferta de atividades socioeducativas, culturais e de lazer.
O Cras Sul oferta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com atividades em três dias da semana no horário oposto ao escolar. “A intenção é fazer com que essas crianças ampliem seus espaços de convivência com diversificação de atividades e estimulação de vivências mais lúdicas e participativas”, explicou a coordenadora da unidade, Lucivaine Galan Saraiva.
Atualmente o órgão possui um grupo de crianças que se reúne às segundas, quartas e sextas-feiras, no período da tarde. “Oferecemos, atualmente, oficinas de dança e rodas de conversa com mediação de educadora social, porém, com a busca ativa, vamos poder criar novos grupos e potencializar o grupo existente, para isso, precisamos conhecer a realidade destas famílias para atender suas necessidades”.
Cras
O Centro de Referência de Assistência Social é o órgão responsável por assegurar a Proteção Social Básica e prevenir possíveis situações de risco, dando suporte para que os laços familiares e comunitários sejam mantidos e fortalecidos. Atualmente Votuporanga possui três unidades, na região Norte, Sul e Leste.
Assim, o Cras é a porta de entrada das famílias que necessitam de ações na área de assistência social. Desse modo, realiza orientações e encaminhamentos para o acesso das famílias aos seus direitos socioassistenciais e promove a acolhida e o desenvolvimento da autonomia.
Os serviços e atendimentos são destinados a toda comunidade em geral, de acordo com a área de abrangência. No caso da unidade da região Sul, o público-alvo é formado por famílias residentes nos bairros São João, Parque Guarani, Estação Sonho Meu, Vila Carvalho e adjacências.
Famílias que residirem nestes bairros podem procurar a unidade em busca dos serviços oferecidos. O Cras Sul atende na Rua Dr. Antonio Alves da Silveira, 2984, bairro São João. O telefone para informações é o (17) 3421-7624.