Operação corta fogo (combate a incêndios florestais) é um dos assuntos do encontro
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Sete representantes da Defesa Civil, Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Saúde de Votuporanga participam hoje da Oficina Preparatória para a Operação Estiagem (OPOE), realizada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), em conjunto com as Secretarias Estaduais de Segurança Pública, Meio Ambiente e Saúde.
Hoje, a partir das 8 horas, o treinamento será realizado no auditório da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto), na avenida Bady Bassitt, n° 4052, Centro, São José do Rio Preto. Nesta oficina, serão discutidos temas como: política estadual de proteção e defesa civil; operação corta fogo (prevenção e combate a incêndios florestais); orientações de como criar um plano preventivo para estiagem (PPDC); procedimentos para situação de anormalidade; fiscalização e eliminação de queimadas e incêndios florestais; situação da dengue na região e sobre a importância da formação regional de brigadistas e sua forma de acionamento.
O 2º dia será dedicado ao Corpo de Bombeiros que ministrará aulas práticas para formação de brigadistas. Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela CEDEC/SP poderão receber kits de estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndios.
No dia 14 de abril, durante a abertura da OPOE no município, a CEDEC/SP realizará a inauguração do quarto escritório regional de Defesa Civil. A nova instalação funcionará na avenida Governador Ademar Pereira de Barros, n° 2100 – Vila Diniz, Rio Preto. Outros 11 escritórios serão inaugurados no decorrer do ano, completando as 15 regiões administrativas do Estado.