Dos 23 mil documentos de Votuporanga e cidades vizinhas que devem ser entregues, apenas 6800 já foram declarados
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
Os contribuintes brasileiros possuem só mais 21 dias para entregarem a DIRPF - Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda - Exercício 2015 - Ano base 2014, e segundo dados da Receita Federal o percentual de entrega ainda está muito baixo. Na região de Votuporanga, 23 mil declarações são esperadas, mas somente 6800 foram entregues, o que representa 30% do que deve ser entregue.
As cidades que englobam a região pertencente à Receita Federal de Votuporanga são: Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Nhandeara, Parisi, Pontes Gestal, Riolândia e Valentim Gentil.
De acordo com o Marcos Roberto Nagata, chefe da agência da Receita Federal em Votuporanga, é melhor as pessoas não deixarem para a última hora. “As pessoas costumam prolongar e deixar para os últimos instantes, então, como ainda faltam uns 20 dias, dá tempo de fazer com calma. Se passar do prazo, o cidadão recebe uma multa de no mínimo R$165,74”, contou.
O prazo para a entrega da declaração do IR vai até o dia 30 de abril. Os programas para fazer a declaração estão disponíveis para download na página da Receita na internet (http://idg.receita.fazenda.gov.br/).
Restituições
Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade nas restituições. Os valores começam a ser pagos em junho de cada ano pelo governo e seguem até dezembro, geralmente em sete lotes.
Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, também recebem mais cedo.