Entre as informações disponíveis na cartilha, estão sugestões para preparação da equipe de vendas
A fim de ajudar lojistas a aumentarem as vendas na data considerada a segunda mais importante para o comércio – atrás apenas do Natal – o Sebrae-SP lançou a cartilha Venda Melhor - Dia das Mães, com dicas que vão desde como escolher ou treinar a equipe de vendas até sugestões sobre como expor os produtos à venda de forma correta e atrativa.
Hoje, às 19h, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Votuporanga orienta empresários de toda a região na palestra “Como vender mais e melhor – Dia das Mães”, na Associação Comercial e Industrial de Jales (ACIJ), que fica na Av. Francisco Jalles, 3097, no centro de Jales. A inscrição deve ser feita pelo telefone (17) 3421-8366 ou 0800 570 0800.
“Nesse momento, divulgar seu negócio é fundamental. O consumidor precisa saber que sua loja existe e o que oferece, e datas sazonais, como o Dia das Mães, trazem desafios e oportunidades para o varejo”, explica Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP.
Entre as informações disponíveis na cartilha, estão sugestões para preparação da equipe de vendas, com citações sobre o que não deve ser feito, como: admitir funcionários inexperientes para economizar em salários ou, ainda, contratar pessoas que, posteriormente, terá dificuldade em demitir, como amigos ou parentes. O empresário também deve ficar atento às contratações de última hora, que podem mais atrapalhar do que ajudar. Outra questão importante abordada diz respeito à forma como os produtos são expostos. Uma dica é criar uma área nobre na loja onde possa focar os olhos do consumidor nos produtos que quer vender. Além disso, sabe-se que o ponto de venda é onde o consumidor toma a decisão de compra. Logo, além de expor de forma estratégica e correta, é importante precificar os produtos de forma visível, pois peças sem preço podem fazer com que o cliente se desinteresse.
Sobre o atendimento aos clientes de forma geral, é fundamental que o fluxo de pessoas dentro da loja seja facilitado, coordenando a fila para os pacotes, organizando o espaço em torno do caixa, dentre outras questões. “É importante que o lojista monte previamente um checklist com tudo o que deve ser feito antes mesmo de abrir o estabelecimento”, alerta Caetano.
As redes sociais também devem ser usadas como aliadas do empresário. Algumas dicas são: promover a data na rede, com textos sobre o Dia das Mães e convidar os seguidores para uma visita à loja virtual e também à loja física. Para quem já vende pela Internet, atualizar o site com ofertas, descrever os produtos de forma clara e correta e disponibilizar chats ou e-mails para esclarecer as dúvidas pode ajudar a incrementar as vendas.