Até agora, mais de 150 pessoas confirmaram presença, entre autoridades, entidades e convidados
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos realiza nesta sexta-feira, dia 10, o 1º Seminário do Sistema Prisional. O evento acontece na Câmara Municipal, das 8h às 12h.
O Seminário terá como pales-trantes o juiz da 5ª Vara Civil da Comarca de Votuporanga, Sergio Martins Barbatto Júnior, e o diretor do Centro de Ressocialização de Birigui, Tiago Lemes.
O evento é aberto a toda população de Votuporanga e região. Até agora, mais de 150 pessoas confirmaram presença, entre autoridades, entidades, convidados, famílias assistidas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e estudantes de Direito da Unifev (Centro Universitário de Votuporanga).
Dados dos atendimentos
A funcionária da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, responsável pelo atendimento aos munícipes sobre o Sistema Penitenciário é Maria José Ferreira do Nascimento, explicou que a Secretaria é muito procurada por famílias que desejam obter informações sobre os sentenciados. “Algumas penitenciárias ficam até 400 km de distância de Votuporanga e aqueles que não têm condições financeiras de fazer o contato recorrem em busca de auxílio. Sendo assim, nos procuram para podermos fazer esta ponte”, falou.
Resgate
A Secretaria também atende ex-presidiários, uma forma de resgatar a dignidade e oferecer recomeço ao ser humano. Segundo Raquel Miguel da Silva, responsável pelo atendimento do Projeto Votuporanga em Ação 2, parte das vagas disponíveis contempla este público.
Atualmente seis homens e uma mulher, que cumprem pena em liberdade condicional, estão no Projeto. Além disso, dois inscritos já conseguiram a ressocialização e foram contratados por empresas. “Aproximadamente 20 pessoas que acabaram de sair da cadeia estão esperando vaga”, frisou.
O secretário Emerson Pereira está otimista para a realização do evento.