De acordo com pais de alguns alunos, aulas foram suspensas na quarta-feira, o que gerou especulação do fim das atividades
Alunos treinam todos os dias no Centro de Excelência com o objetivo de preparação para participar de campeonatos
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
Alunos do Centro de Excelência de Natação em Votuporanga estão preocupados com a possibilidade de não continuarem as aulas. O contrato firmado com o Governo do Estado de São Paulo até então não foi renovado.
As aulas chegaram a ser suspensas na quarta-feira, mas após conhecimento do caso, uma reunião ontem à tarde com o secretário de esportes Mineiro e os professores Xaninho e Toninho ficou acertado a continuação das aulas.
O pai de uma das alunas do Centro, Luiz Antônio disse que ficou preocupado com a situação. “Minha filha treina todos os dias para competições, e neste sábado tem um campeonato. Não se pode acabar assim uma coisa que já envolve tanta gente”, disse.
O professor Xaninho comentou que a determinação é que continuem as aulas. “O prefeito disse que vai arcar com os custos desses dias até um novo contrato ser firmado com a Federação. Enquanto o Juninho bancar, teremos as aulas”, contou.
O secretário Mineiro esteve ontem no programa Bola em Jogo, da Rádio Cidade e comentou sobre o assunto. “As aulas não foram interrompidas, a Prefeitura deu o aval para que continuem normalmente. O Centro de Excelência é um projeto em parceria com o Governo de São Paulo, e a Federação Aquática Paulista e ele tem a duração de oito meses, que seria agora em abril. Em janeiro fizemos um protocolo pedindo a continuação do programa, que além de ser pioneiro é o melhor de todos os centros de excelência”, contou.
Mineiro ainda disse que houve uma grande mudança na secretaria de esportes do estado, o que dificultou essa renovação. “Todo aquele pessoal que tínhamos contato foram todos mandados embora e essa nova gestão está se colocando a par de tudo. Então, as aulas continuam e semana que vem e o prefeito vamos para São Paulo para em uma reunião com o secretário. As mães podem ficar despreocupadas que estamos batalhando e as aulas vão continuar”, falou.
O Centro de Excelência Esportiva em Natação – Votuporanga foi inaugurado em agosto do ano passado. O núcleo é um convênio entre o Governo de São Paulo, a Federação Aquática Paulista e a Prefeitura, e envolve recursos na ordem de R$ 877.341,39, com uma previsão inicial de atender em torno de 100 atletas da base até alto nível.
O centro atua com base em dois critérios: o interno o externo. O primeiro é desenvolvido com crianças de Votuporanga, de 7 a 13 anos, enquanto que o critério externo se aplica aos atletas oriundos de centros competitivos, como clubes, associações e academias, inclusive de cidades maiores. Os alunos têm acesso à participação em eventos regionais, nacionais e até internacionais, com vistas inclusive às Olimpíadas de 2016.