Durante a visita, foi constatado que pacientes tomam medicamentos e soro sentados em cadeiras comuns, sem conforto
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
O Mini-Hospital “Fortunata Germana Pozzobon”, que fica na Zona Norte de Votuporanga, recebeu a visita dos vereadores André Figueiredo e Pedro Beneduzzi na tarde de ontem. Eles foram informados de que os atendimentos estavam demorando e que pacientes que precisam tomar soro recebem a medicação sentados em cadeiras comuns.
A reportagem acompanhou a visita e constatou que as pessoas que estavam na sala de medicação estavam sentadas em cadeiras comuns recebendo o soro. Para o vereador André Figueiredo, este fato é inaceitável.
“Vimos que os atendimentos aqui estão normais, não há muita fila, mas uma coisa que tem que ser mudada é a forma de medicar os pacientes. Imagina a pessoa ficar uma hora lá sentada naquelas cadeiras duras tomando soro, isso não pode ficar assim, vamos cobrar alguma atitude da Secretaria de Saúde para que isso seja revisto”, contou.
Outro fator que chamou a atenção dos vereadores foi que as camas das salas de observações não possuem lençóis e sim papeis descartáveis. A enfermeira responsável pela Unidade de Pronto Socorro, Rosane da Silva, informou que como os pacientes não ficam por muito tempo, o papel é uma forma mais higiênica de manter o local, e que os lençóis são utilizados nas salas de emergência.
Sobre a questão dos pacientes tomarem medicações em cadeiras comuns, a Secretaria Municipal de Saúde informou que em virtude do horário da solicitação se manifestará somente na próxima semana.
Mini-Hospital
Em média, 100 pacientes são atendidos no pronto atendimento do Mini-Hospital do Pozzobon. Uma ampliação do espaço está sendo realizada e são investidos mais de R$ 200 mil na obra, além da compra de equipamentos como aparelhos de raio-x e ultrassom.
A Secretaria de Saúde informou que com a ampliação da unidade, haverá necessidade de contratação de mais profissionais. As contratações serão voltadas ao serviço de imagem e diagnóstico, técnico em raio-x, auxiliar de sala de ultrassom, além de técnico de enfermagem, recepcionista, auxiliar administrativo, farmacêutico, médicos, enfermeiro, entre outros.