Proposta surgiu de trabalho de extensão de estudantes de EAD da Faculdade Dom Bosco de Votuporanga em prol da comunidade
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A campanha Dom Solidário, que pretende conseguir bolsas de sangue para a Santa Casa de Votupo-ranga, acontece amanhã, a partir das 6h30. A proposta foi idealizada pelos alunos do EAD da Faculdade Dom Bosco Passo a Passo. Os doadores partem da faculdade para o hemocentro de Fernandópolis em ônibus cedido pela Santa Casa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com Lucia Helena Ribeiro da Silva, coordenadora do polo EAD da Faculdade Dom Bosco Passo a Passo, a ideia surgiu de um projeto de extensão em que os alunos tinham o objetivo de realizar uma atividade voltada à comunidade.
A doação será em Fernandópolis porque o hemocentro de lá é o responsável pela coleta e processamento regional de sangue. Todo material arrecadado será encaminhado para o hospital local.
Os doadores serão recepcionados a partir das 6h30, na escola, com um café da manhã gratuito, às 7h parte o primeiro ônibus. Eles sairão para Fernandópolis com o transporte gratuito. O retorno está previsto para a partir das 10h, mas o hemocentro de Fernandópolis tem capacidade para atendimento de seis doadores a cada 10 minutos, pode ser que o retorno seja mais rápido.
Para mais informações, ligue 3411-1600 (Daiene ou Regina).
Requisitos para doar sangue
Estar em boas condições de saúde.
Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem ser acompanhados dos pais).
Pesar no mínimo 50kg.
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).