Obras das 22 unidades do desfavelamento do bairro começou em setembro daquele ano; elas podem ficar prontas no fim deste ano
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
As 22 unidades habitacionais do projeto de desfavelamento do bairro São Cosme começaram a ser construídas em setembro de 2013 e até o momento não ficaram prontas. A Administração Municipal informou que pretende entregar as casas até o final do segundo semestre deste ano.
Quando a obra começou, a previsão inicial era de entregar as casas no primeiro semestre de 2014. Em dezembro do ano passado, a Prefeitura informou que a intenção era finalizar a obra em junho de 2015.
Sobre a demora na conclusão do trabalho, a Prefeitura informou que a empresa responsável pela obra justificou que passou um período de dificuldade na contratação de mão de obra e compra de materiais, mas que agora retomou normalmente. Até o momento, a construção recebeu R$ 434.944,05.
Houve ainda outro problema, no início da obra, a empresa terceirizada para a execução do serviço desistiu e o trabalho precisou ser repassado a outra construtora, o que também comprometeu o andamento das atividades.
Além disso, inicialmente a obra também sofreu com alguns problemas técnicos e foi preciso refazer o trabalho de sondagem de alguns terrenos, o que também contribuiu com o atraso.
A construção está em andamento no momento. Foram executadas as etapas: fundação, alvenaria, cobertura, contrapiso, parte do reboco, instalações elétricas e hidráulicas. Falta concluir os serviços de elétrica hidráulica, assentamento de pisos e revestimentos, pintura, serviços de paisagismo, calçadas, pavimentação asfáltica e muros de divisa.
Enquanto segue a construção das casas, a Prefeitura oferece um auxílio-aluguel no valor de R$300 para as pessoas que precisaram deixar os barracos.
A intenção do programa de desfavelamento é oferecer moradia digna para pessoas que viviam em situação de extrema pobreza, em áreas de risco e sem infraestrutura básica.
Ipiranga
Em 28 de novembro do ano passado foram entregues as 46 unidades do Jardim Ipiranga.