Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Mesmo em situação de epidemia de dengue, o município ainda teve menos casos da doença no primeiro trimestre deste ano com relação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, são 1.661 notificações com 762 positivos e nenhum óbito. De janeiro a março de 2014 foram 1.110 confirmações.
Com relação a janeiro a março de 2013, o número do ano atual é maior, naquele período, o município teve 329 pessoas com a doença.
Em todo o ano de 2014, Votuporanga teve 3.140 casos notificados, 2.865 positivos e 1 óbito (com epidemia desde fevereiro). Em 2013, foram 2.459 notificações, 1.455 positivos e nenhum óbito (também epidemia).
O setor de controle da doença realiza em Votuporanga atividades de comunicação e mobilização nas escolas municipais e privadas, nos Cemeis, troca de criadouros nas escolas de ensino fundamental do município, treinamento dos agentes comunitários e endemias no controle e orientação sobre a dengue.
A dengue é uma doença grave e que pode matar. Alguns sintomas são febre alta, dor de cabeça e dor atrás dos olhos. A melhor forma de prevenção é cuidar do ambiente para evitar focos de água parada onde ocorre a proliferação do mosquito. Por isso, é fundamental medidas preventivas para deixar a casa segura.
Ações preventivas realizadas no município
Bloqueio de criadouros nos casos suspeitos e positivos de dengue;
Bloqueio de nebulização em casos positivos de dengue;
Bloqueio de nebulização ambiental nas áreas do bairro;
Visitas em pontos estratégicos;
Visitas em imóveis especiais;
Atendimento a notificação;
Visitas casa a casa;
Parcerias com igrejas e clubes de serviços para a divulgação da doença.