Secretária de saúde explicou que a hora era de reflexão para elaborar um planejamento adequado em saúde
Isabela Jardinetti
Votuporanga realizou durante a manhã de ontem a 4ª Conferência Municipal de Saúde. O evento reuniu gestores e profissionais da área para debater diretrizes e propostas que serão encaminhadas para outras conferências, a regional, estadual e a nacional que será realizada no fim do ano.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vera Lucia Fugita dos Santos, contou que o momento foi para pensar na saúde sob o olhar de quem é atendido. “Precisamos de políticas públicas de saúde que atendam as necessidades dos pacientes. Porém, a saúde não é só a ausência da doença, tem todo um contexto que a pessoa tem que estar bem fisicamente, psicologicamente e socialmente”, contou.
Durante a conferência, os participantes ajudaram a elaborar propostas de melhorias na saúde que serão encaminhadas para as conferências regionais, estaduais e nacional. “Tenho certeza de que poderemos colaborar com políticas públicas para o país todo”, completou Vera.
A secretária de saúde, Fabiana Parma, explicou que a hora era de reflexão para que fosse elaborado um planejamento adequado em saúde com qualidade. “Nós temos que entender as necessidades dos pacientes e elaborar propostas que vão ao encontro com o que realmente precisam”, disse.
Fabiana contou que as propostas da conferência fazem parte de um plano que tem a validade de quatro anos. “Esse evento tem um peso muito importante e precisamos de propostas muito alicerçadas para atender os anseios da comunidade”.