Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Entre janeiro e abril de 2015, as duas unidades de Ecotudo de Votuporanga, a Norte e Sul, receberam 2.814 toneladas de material. São 1.517 toneladas da Sul e 1.297 da Norte. São em média 650 por mês nos dois locais juntos.
Em 2014, a unidade Sul recebeu 3.730 toneladas e Norte 3.890.
O município vai construir outro Ecotudo na região do bairro Monte Verde e é um projeto com recurso do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição), ligado a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Atualmente a Saev Ambiental esta aguardando a liberação do recurso para dar início às obras da nova unidade do Ecotudo.
Todo tipo de lixo domiciliar pode ser descartado nos pontos de coleta do Ecotudo, desde resíduos sólidos, embalagens de presente, garrafas de bebidas, latinhas, óleo de cozinha, plástico, entulhos de construção, podas de árvores, animais mortos, móveis velhos, roupas, sapatos, lixo eletrônico, TVs, pneus, madeiras, vidros, gessos e até copos plásticos.
Além de receber os materiais, as unidades realizam ainda o beneficiamento de resíduos verdes, provenientes da poda de árvores; reciclagem de espumas em geral e de sofás; reciclagem de peças automotivas (parachoque/farol/lanterna), e ecoponto pneumático.
Endereços
O Ecotudo Sul atende na antiga Algodoeira Matarazzo - Avenida Conde Francisco Matarazzo, esquina com Avenida Francisco Bueno Baeza (da Coacavo), no Palmeiras I. Mais informações pelo (17) 3422-2854.
O Ecotudo Norte fica na Av. Sete, nº 2440, paralela à Jerônimo Figueira da Costa, no Distrito Industrial I , com placas de sinalização a partir da avenida Emílio Arroio Hernandes.