Celebração será às 19h, na Igreja Matriz, e toda comunidade está convidada a participar
A Igreja Católica celebra amanhã, o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais, cujo tema deste ano é “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”. Para comemorar esta data, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida celebra uma Missa em Ação de Graças pela vida e trabalho de todos os jornalistas e comunicadores. A missa será realizada hoje, 16 de maio, às 19 horas, na Igreja Matriz, e deverá contar com a presença de jornalistas e comunicadores votuporanguenses.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais é realizado anualmente na Solenidade da Ascensão do Senhor. Ao voltar à Casa do Pai, Jesus comunica aos Apóstolos a missão de anunciadores da Palavra de Deus. Para isto deveriam ser testemunhas de sua ressurreição. Assim, os católicos dizem que a Ascensão é a Festa da Comunicação, do encontro e do diálogo entre o humano e o divino, o cumprimento da Aliança de relacionamento entre Deus e àqueles que o reconhecem como Deus.
Ao celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais, a Igreja declara ao mundo a sua clara vocação pela valorização da comunicação através da mídia. A reflexão proposta pelo papa Francisco está inserida no caminho sinodal da Assembleia Ordinária do Sínodo sobre a Família que acontecerá em outubro próximo. “A família mais bela, protagonista e não problema, é aquela que, partindo do testemunho, sabe comunicar a beleza e a riqueza do relacionamento entre o homem e a mulher, entre pais e filhos”, escreveu o papa na mensagem.
“Considerei oportuno que o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais tivesse como ponto de referência a família. Aliás, a família é o primeiro lugar onde aprendemos a comunicar. Voltar a este momento originário pode-nos ajudar a querer tornar mais autêntica e humana a comunicação, quer a ver a família de um novo ponto de vista”, assinalou o papa.
Francisco sublinhou diversos aspectos que envolvem a comunicação e a família. Entre eles a de que na experiência familiar é que os filhos aprendem a oração, “forma fundamental de comunicação”.