Alguns casos de podas irregulares e de notificações sem necessidade para o corte de árvores pela Saev Ambiental aos munícipes de Votuporanga chegaram ao conhecimento de vereadores
Isabela Jardinetti
Alguns casos de podas irregulares e de notificações sem necessidade para o corte de árvores pela Saev Ambiental aos munícipes de Votuporanga chegaram ao conhecimento de vereadores, que relataram as reclamações na sessão de ontem na Câmara Municipal.
Osmair Ferrari foi o primeiro a falar sobre o assunto, mostrando algumas fotos de uma casa que teve que pagar pela poda, que não foi feita por completo.
“Venho mais uma vez falar da Saev, pois ela cobra R$37,20 e não faz a poda total dessa árvore. A pessoa é pressionada a cortar, só que não podam nada, cortam alguns galhos e vão embora. E se o morador não tiver condições de pagar, é um absurdo, pois eles dão um prazo para a poda, senão, multam”, disse.
Osvaldo Carvalho também mostrou sua indignação. “O Poder Público tem que atender a população, e isso não está sendo feito, tenho recebido muitas reclamações de pessoas idosas que têm que comprar seus medicamentos e pagar cerca de R$60 na conta de água com muito custo”, contou.
Já o vereador Eliezer Casali falou sobre reclamações que também tem recebido. “Fui conversar com a Saev e, realmente, o que está acontecendo não conseguimos entender, como o funcionário coloca uma notificação na caixa de correio, sendo que na casa não tem árvore, será que ele não vê isso? Isso é um desrespeito e a Saev admite que pode estar acontecendo algum erro”, falou.
Eliezer também disse sobre o modo que as podas estão sendo feitas. “Só estão podando a saia da árvore, não podam a lateral e a parte de cima. Dizem que a forma correta de podar é só a saia da árvore. Que podem pelo menos a parte de cima que pode pegar nos fios de energia, além da saia. Não sou botânico, mas me disseram que se cortar a parte de cima e de baixo da árvore prejudica o crescimento dela”.
O vereador Jurandir da Silva, o Jura, disse que a equipe da Saev Ambiental tem um material excelente explicando sobre as podas de árvores. “Este documento tira todas as dúvidas sobre as podas, mas não disponibilizaram este material no site da Saev, que coloquem este material no site, para assim sanar as dúvidas”, contou.