O óleo pode ser destinado pelo morador da cidade nas duas unidades do Ecotudo e da Coopervinte, em horário de funcionamento, sendo que os Ecotudos ficam abertos 24 horas
Leidiane Sabino
A Coopervinte e Saev Ambiental (Superintendência de Água e Esgoto de Votuporanga) fazem a coleta de óleo de cozinha usado, por meio do programa “Olho no óleo”. Em 2014 foram vendidos 10,4 mil litros de óleo. Em 2015, até o momento, 4.280 litros.
A Saev Ambiental doa todo o óleo recolhido nas duas unidades do Ecotudo, na coleta seletiva e no disque-ecotudo para a Coopervinte, que por sua vez vende e divide o valor entre os 38 cooperados. Todo o óleo vendido é destinado à fabricação de biodiesel.
O óleo pode ser destinado pelo morador da cidade nas duas unidades do Ecotudo e da Coopervinte, em horário de funcionamento, sendo que os Ecotudos ficam abertos 24 horas.
O munícipe ainda tem mais duas opções:
-A coleta seletiva de materiais recicláveis, que passa em todos os bairros de Votuporanga e também no distrito de Simonsen, em dias estabelecidos, de segunda a sexta-feira, a partir das 7h. O óleo de cozinha usado deve estar armazenado em recipiente bem fechado. O serviço é gratuito.
-O disque-ecotudo, outro serviço oferecido pela Saev Ambiental, mas que, além do óleo, coleta ainda sofá, cama, colchão, geladeira, freezer, máquina de lavar e secar, ar condicionado, móveis em geral, computador, televisão, aparelho de som, videocassete/DVD, microondas, madeiras, metais, plásticos de médio e grande porte, pneus e lâmpadas fluorescentes. Este último serviço o munícipe paga R$ 52,00 por viagem, independente da quantidade de produto, e a coleta acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, basta ligar e agendar um horário pelo telefone 3405-9191, ou na Saev Ambiental, que fica na rua Pernambuco, 4313 – Centro.
A campanha “Entidade Amiga do Verde” oferece desconto na conta de água às entidades assistenciais que coletam 50 litros de óleo por mês.
“Olho no óleo”
Atenta aos prejuízos que o óleo descartado na rede traz para o sistema de tratamento de esgotos e, em consequência pelo meio ambiente, a Saev Ambiental realiza o programa “Olho no Óleo”, que tem como objetivo retirar do meio ambiente o óleo de cozinha usado, evitando o descarte irregular na rede coletadora de esgotos.
Como fazer a armazenagem
Óleo já frio depositar em embalagens plásticas
Manter protegido do sol e da chuva
Não usar embalagens de produtos químicos/agrotóxicos/tintas
Onde está o Ecotudo
O Ecotudo Sul fica na antiga Algodoeira Matarazzo avenida Conde Francisco Matarazzo, esquina com avenida Francisco Bueno Baeza (da Coacavo), no Palmeiras I. O Ecotudo Norte está na av. Sete, nº 2440, paralela à Jerônimo Figueira da Costa, no Distrito Industrial I, com placas de sinalização a partir da avenida Emílio Arroio Hernandes.