Solicitação já foi encaminhada para o Departamento Regional de Saúde de São José do Rio Preto
A Santa Casa de Votu-poranga preza pela melhoria do atendimento e também na oferta de novos serviços. Dessa forma, para fortalecer ainda mais a área da maternidade, o hospital está buscando a habilitação na Gestação de Alto Risco. O pedido já foi encaminhado para o DRS XV – Departamento Regional de Saúde de São José do Rio Preto, que após avaliação enviará para a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e, posteriormente, ao Ministério da Saúde.
Essa habilitação dos serviços hospitalares para referência em Atenção à Gestação de Alto Risco envolve o atendimento especializado a gestantes portadoras de alguma doença e que no período gestacional possam vir a ter uma evolução desfavorável, tanto para o bebê, quanto para a mãe, colocando a vida de ambos em risco. Para isso, o hospital já vem capacitando as equipes, investindo em novos serviços, como as doulas, enfermeiros obstetras, médicos, além de contar com a estrutura que possui na UTI neonatal e na ala de maternidade.
O médico ginecologista e obstetra e responsável técnico pela área de obstetrícia, Sergio Ricardo Buzato, ressalta a importância do credenciamento. “A Santa Casa avançará ainda mais no atendimento de gestantes e isso mostrará o reconhecimento da instituição, envolvendo um trabalho humanizado que prezamos, e que há muito já realizamos com afinco”.
Para o provedor da Santa Casa de Votuporanga, Valmir Antônio Dornelas, a estrutura do hospital mostra que a entidade está preparada para esse credenciamento. “O hospital é referência na região, principalmente, por contarmos com uma maternidade equipada, com médicos especializados e uma equipe de enfermagem qualificada e uma UTI Neonatal que vem cumprindo seu papel de salvar vidas. Apenas em 2014, 1,7 mil crianças nasceram na instituição e diante desses números e resultados, a Santa Casa merece o credenciamento.”
O atendimento de Gestação de Alto Risco também é mais um passo para que a instituição possa buscar a inserção na Rede Cegonha.