Popularmente conhecido como “gato”, furtos e fraudes de energia afetam diretamente os clientes do município
Conhecido como “gato”, furtos e fraudes de energia afetam diretamente os clientes da cidade (Foto: Divulgação/Elektro)
Aline Ruiz
A Elektro, distribuidora de energia que atende Votuporanga, já registrou neste ano 17 irregularidades no consumo de energia do município. Nos 12 meses do ano passado, 77 casos de procedimento irregular foram encontrados na cidade. A medição do cliente é inspecionada diariamente pela empresa a fim de certificar se o consumo do cliente está sendo registrado corretamente. O prejuízo em dinheiro não foi divulgado pela concessionária de energia.
Por meio de nota, a Elektro afirmou que após o conhecimento da existência de furto de energia, a empresa regulariza a situação, desfazendo a irregularidade deixando a medição em ordem ou desfazendo a ligação caso seja clandestina (ligação direta na rede). “São cobrados do cliente os valores retroativos de energia referentes ao período fraudado, acrescido de multa”, explicou. Um boletim de ocorrência também é registrado contra o morador do imóvel.
Os crimes de furto ou fraude de energia estão previstos no código penal. Se o autor faz a ligação de energia diretamente da rede, incorre nas penas do crime de furto, cuja pena é de reclusão de um a quatro anos, e multa.
Já se ele “finge” uma situação de normalidade e frauda o mesmo com algum mecanismo que reduza ou interrompa a contagem da energia utilizada (alteração medição), incorrerá nas penas do crime de estelionato, que tem pena de reclusão de um a cinco anos, e multa.
Quando o crime é registrado, não apenas a empresa como os clientes são prejudicados pelo ato. A Elektro tem prejuízo partir do momento que é realizada a fraude pelo consumidor, independente do registro de furto. Não apenas isso, a população acaba pagando pelo furto pois o custo da distribuição de energia é dividido entre todos os clientes.
Ainda de acordo com a Elektro, os casos de fraudes registrados em Votuporanga resultaram na recuperação de 123.797 [kWh]. Número suficiente para fornecer energia para uma cidade de 1.752 habitantes no período de um mês. O prejuízo em dinheiro, porém, não foi revelado pela empresa.
Campanha Elektro
A campanha em combate ao furto e fraude de energia é realizada anualmente pela Elektro. Mais conhecido como “gato”, o furto acontece quando há uma ligação direta na rede da concessionária, sem o conhecimento ou autorização da distribuidora, que desvia a energia elétrica de forma ilegal para um consumidor. Já a fraude se dá quando o cliente manipula o consumo do medidor de energia, com o objetivo de pagar um valor inferior ao consumido. Essas atitudes são crime e os clientes são os principais prejudicados!
• Na tentativa de furtar, pessoas podem sofrer acidentes graves, que muitas vezes podem ser fatais;
• Estes atos ilegais estão previstos no Código Penal, por isso, quem os pratica pode ter o fornecimento de energia suspenso, pagar multa e até ser preso;
• O custo da distribuição de energia é dividido entre todos os clientes, por isso, todo mundo acaba pagando pelo furto;
• Essa atitude sobrecarrega a rede elétrica, o que pode deixar muitas casas sem energia;
• Esse tipo de ligação clandestina pode causar danos à rede elétrica, queima de aparelhos eletroeletrônicos e até incêndios.
Por isso, “não pague o gato”! Se você conhece alguma residência ou comércio que faz uma ligação clandestina na rede ou frauda o consumo do medidor de energia elétrica, acesse o site da Elektro (www.elektro.com.br) e denuncie! Faça o que é certo para garantir a segurança de todos.