Os dados foram repassados pelo Detran.SP, que também disponibilizou número de Valentim Gentil, Álvares Florence e Cardoso
Em Votuporanga, a operação já somou um total de 1.894 autuações em motoristas (Foto: Divulgação/Detran.SP)
Aline Ruiz
No mês passado, a Lei Seca completou 10 anos e, em Votuporanga, a operação já somou um total de 1.894 autuações em motoristas flagrados com sinais de embriaguez. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Dentran.SP) e vão de 2008 a outubro de 2017.
Em vigor desde 19 de junho de 2008, a Lei 11.705 causou controvérsia ao inserir na legislação de trânsito brasileira o conceito de alcoolemia zero, ou seja, sem tolerância à direção após o consumo de qualquer quantidade de álcool, medido por agentes de trânsito através do bafômetro.
Desde então, a lei foi adaptada principalmente com o endurecimento de sanções. Hoje, o motorista que dirige embriagado está sujeito a multa de até R$ 2.934,70 (contra R$ 957,65 em 2008) e suspensão da CNH por um ano, além da apreensão do veículo.
O A Cidade solicitou ainda o número de autuações registradas nas cidades vizinhas de Votuporanga. Em Valentim Gentil, foram 150 autuações; em Álvares Florence foram 10 e em Cardoso, um total de 185 motorista foram autuados por dirigir sob efeito de álcool.
Dentro da Lei Seca, existe em todo o país o Programa Direção Segura, criado em 2013 pelo governo de São Paulo e coordenado pelo Detran.SP, que veio como um reforço para conscientizar ainda mais os motoristas a não dirigirem sob efeito de álcool. O Detran.SP ressaltou, porém, que Lei Seca não é fiscalizada apenas pelo Programa Direção Segura, que integra equipes do Detran.SP e das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, mas também em operações de rotina da Polícia Militar, no perímetro urbano, e das polícias Rodoviárias estadual e federal, nas rodovias.