Fraude faz com que vítima acredite estar falando com seu banco; um idoso morador do bairro Vila Marin quase foi vítima do golpe
Policiais apresentaram a ocorrência na Central de Flagrantes e o crime vai continuar sendo investigado pela Polícia Civil da cidade (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Aline Ruiz
A DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Votuporanga está investigando um “golpe do motoboy” que foi praticado na cidade. O crime não foi consumado, já que a polícia foi avisada pela vítima desde a última sexta-feira (17), quando ela recebeu a primeira ligação do golpista no celular. Após intenso monitoramento pelo local dos fatos, os investigadores conseguiram abordar um envolvido no caso na noite de terça-feira (21).
Segundo informações da Polícia Civil, um idoso de 70 anos, morador do bairro Vila Marin, teria recebido uma ligação de um rapaz avisando que o seu cartão estava clonado e que ele deveria ser enviado à Polícia Civil. O estelionatário disse ainda que o idoso teria que colocar o cartão dentro de um envelope e escrever na frente “aos cuidados da Central de Análise da Polícia Civil”.
A polícia ressaltou ainda que o idoso passou a senha do seu cartão para o rapaz e cumpriu com o que lhe foi orientado. Após desligar o celular, os investigadores afirmaram que a vítima desconfiou do fato e ligou para a Central de Atendimento do banco, onde ele foi alertado de que a situação poderia ser um golpe, momento em que ligou para a DIG e bloqueou o cartão de crédito.
Já na terça-feira (21), de acordo com a polícia, outra pessoa ligou para ao celular do idoso e o informou que um motociclista iria passar na cada dele para pegar o envelope com o cartão de crédito dentro. De imediato, após finalizar a ligação, a vítima acionou a polícia e uma equipe ficou monitorando durante toda a tarde as imediações da residência do aposentado.
Segundo os investigadores, o motociclista chegou na casa do senhor por volta das 19h, momento em que foi abordado. Ao ser questionado, o indiciado contou que teria ido buscar o cartão a pedido de um rapaz conhecido como Alemão, morador de São José do Rio Preto. Ele ainda disse que a moto que estava utilizando era desse mesmo homem e que ele teria, inclusive, lhe emprestado o seu cartão de crédito pessoal com senha.
Após alguns questionamentos, o infrator admitiu para os policiais que tinha ciência sobre o crime, juntamente com outras duas pessoas que ele mantinha contato. De acordo com a polícia, o rapaz ainda disse que na data anterior tentou praticar o mesmo golpe contra um senhor, que é morador de São José do Rio Preto, mas a vítima não teria lhe entregue o cartão de crédito.
Posteriormente, de acordo com os investigadores da DIG, o rapaz abordado aceitou levá-los até o local em que Alemão se encontrava, em São José do Rio Preto. Ao chegarem na cidade, porém, os policiais não conseguiram identificar o sujeito conhecido como Alemão. A equipe voltou para a Votuporanga juntamente com o investigado e apresentaram a ocorrência na Central de Flagrantes. O crime vai continuar sendo investigado pela Polícia Civil da cidade.