Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/policia/2020/10/temporada-de-piracema-na-regiao-comeca-neste-domingo-n64124 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Polícia
Temporada de piracema na região começa neste domingo
A fiscalização vai até o dia 28 de fevereiro de 2021
Fernanda Cipriano Estagiária sob supervisão fernanda@acidadevotuporanga.com.br
O período da piracema começa neste domingo (01), em toda a região e a pesca fica proibida durante quatro meses. O intervalo, que anualmente acontece, é devido ao período de reprodução dos peixes, mas a prática da pesca esportiva com o pesque e solte e a pesca de subsistência para os ribeirinhos estão permitidas. A fiscalização vai até o dia 28 de fevereiro de 2021.
Em nota, o Comandante do 4º Batalhão de Polícia Ambiental da região afirma que no período divulgadoas unidades trabalharão na intensificação do policiamento ostensivo ambiental nas áreas de pesca, sendo que nas fiscalizações os policiais ambientais verificarão se os pescadores estão adotando o preceituado na Instrução Normativa do Ibama.
As normas estabelecidas de pesca na região estão diretamente direcionadas para toda a bacia hidrográfica do Paraná, que recebe água de muitos afluentes como os rios Grande, Tietê e Paranapanema. Na região de Votuporanga, o rio que vem da Serra da Mantiqueira e deságua no Paraná, banha muitas prainhas turísticas como a de Mira Estrela.
As normas Praticamente nada mudou em relação à Piracema do ano passado, então, é proibida a captura de espécies de peixes da região, como corimba, piau, traíra, barbado, dentre outros. Porém, permitida a pesca, na quantidade máxima de 10 kg por pescador amador, de espécies que não são provenientes da Bacia do Paraná, como corvina, tilápia, tucunaré, zoiudo, carpa. Também está autorizada a utilização de iscas de peixes vivos, desde que oriundos de criações e acompanhados de nota fiscal ou nota do produtor.
É vedada a pesca subaquática bem como o uso de materiais perfurantes, como o arpão, arbalete, fisga e lança. Já para os comerciantes de pescado e pescadores profissionais devem até o segundo dia útil do mês de novembro para apresentar a declaração de estoque dos peixes ‘in natura’, congelados ou resfriados, provenientes de águas continentais.
Para possíveis denúncias, a corporação orienta para a central de telefone 0800 113560 (Disque Ambiente) e 0800 0555190 (Disque PM) ou pessoalmente nos quarteis da Policia Militar Ambiental.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/policia/2020/10/temporada-de-piracema-na-regiao-comeca-neste-domingo-n64124
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco