Uma explosão de churrasqueira feriu três vítimas com queimaduras de 2º grau durante uma confraternização no fim de semana
Tenente Marcos Sylvestre Loberto, Comandante dos Bombeiros, orienta sobre cuidados que se deve ter na hora de manusear churrasqueiras em casa (Foto: A Cidade)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
Uma churrasqueira explodiu durante uma confraternização e deixou três feridos no fim de semana, em Votuporanga. Este foi o primeiro acidente doméstico deste tipo a ser registrado no município neste ano.
As vítimas estavam reunidas para um churrasco, quando a churrasqueira explodiu e o fogo atingiu os três em regiões importantes como rosto, mãos e pernas. Eles sofreram queimaduras de segundo grau.
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) socorreu os três e os encaminhou para a Santa Casa de Votuporanga.
O hospital informou o jornal A Cidade que a vítima L.F.R.O, de 28 anos, e E.B.J, de 30 anos, deram entrada no Pronto Socorro no sábado (20). O primeiro teve alta no mesmo dia, enquanto o segundo se evadiu do hospital.
Já a terceira vítima, identificada como M.R.S.F, de 33 anos, deu entrada no Pronto Socorro no sábado (20), passou por atendimento e foi transferido para a Santa Casa de Limeira na noite de anteontem.
Orientações e cuidados
Em entrevista ao A Cidade, o tenente Marcos SylvestreLoberto, comandante da Estação de Bombeiros de Votuporanga, explicou que líquidos inflamáveis podem causar explosões quando usados para acender uma churrasqueira por conta da evaporação.
Em casos assim, a face costuma ser a primeira região a ser atingida na vítima, de acordo com o tenente. Ele orienta que a pessoa use os tabletes que são específicos para acender churrasqueiras para evitar esse risco.
Entre os cuidados essenciais na hora de manusear uma churrasqueira em casa, Loberto destacou ler as instruções de todos os produtos utilizados na hora de acendê-la e, em caso de acidente, lavar o local atingido com água corrente e acionar o Corpo de Bombeiros imediatamente, por meio do número 193.
Outro cuidado importante, segundo o tenente, é não jogar líquidos inflamáveis na churrasqueira, principalmente quando ela já estiver acesa, por conta do risco de respingos que podem causar queimaduras e até incêndios.