Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/policia/2021/08/procon-de-votuporanga-alerta-para-golpe-contra-idosos-n68648 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Polícia
Procon de Votuporanga alerta para golpe contra idosos
Consumidores de Votuporanga acionaram o Procon por terem sido vítimas do ‘golpe do empréstimo’, aplicado por meio de ligações
Para o diretor do Procon da cidade, Leandro da Conceição, é importante a família orientar os idosos sobre essa prática fraudulenta (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Da redação
O Procon de Votuporanga alerta que muitos idosos têm sido vítimas do “golpe do empréstimo”, aplicado por bancos e instituições financeiras por meio de práticas fraudulentas e criminosas.
Ao Órgão de Defesa da cidade, os consumidores relataram terem recebido ligações de instituições na qual a pessoa informava que eles precisariam fazer uma “prova de vida bancária” para continuarem recebendo o benefício do INSS. Nisso, era exigido a confirmação de dados e envio de foto e documentos pessoais. Na verdade, isso se trata de um golpe com a contratação de empréstimo, segundo o Procon de Votuporanga.
Segundo o diretor do órgão da cidade, Leandro Vinicius da Conceição, é importante a família orientar os idosos sobre essa prática fraudulenta, até mesmo porque o INSS não faz qualquer contato telefônico para realizar o procedimento de prova de vida. Isso acontece via aplicativo ou diretamente nos bancos credenciados.
Além disso, o Procon local constatou até a falsificação das assinaturas das vítimas nos contratos dos empréstimos. “Literalmente, essas [instituições] financeiras colocam dinheiro na conta da vítima. O problema, nesse caso, são os juros exorbitantes que a pessoa vai pagar se usar esse valor. E para piorar, a pessoa não consegue cancelar o empréstimo, tendo que recorrer ao Procon ou à Justiça”, explicou o diretor.
No ano passado, a Senacon (Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor) multou seis bancos/financeiras por práticas abusivas em empréstimos consignados a idosos. Apesar disso, o Procon alerta que o setor continua atuando com práticas fraudulentas e criminosas.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/policia/2021/08/procon-de-votuporanga-alerta-para-golpe-contra-idosos-n68648
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco