Da Redação
O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com o Sindicato
Rural de Votuporanga realizou curso "O jovem no meio rural" em Álvares Florence na segunda e terça-feira.
O objetivo deste projeto foi apresentar aos jovens, o passado histórico do município em que ele vive e como foi o desenvolvimento até os dias atuais. A professora Rita de Cássia Soares de Azeredo afirmou que, por ser uma região agrícola, o jovem deve exercer a cidadania antes de ser inserido ao meio rural. "Eles devem saber tudo o que move a cidade, política, origens, os fundadores e como ele sobrevive até hoje".
Cerca de 20 jovens participaram do projeto e o estudante Vinícios Henrique Evangelista, 15 anos, se mostrou satisfeito. Segundo ele, conhecer a história do município em que mora é muito importante. Ele afirma que sempre quis ser vereador para poder participar mais e conhecendo os fatos históricos ele fica mais preparado.
O curso com duração de 16 horas é voltado para todos os jovens do município que tenham entre 15 e 24 anos e estejam inseridos na escola. Segundo a monitora Kamila Vechiato do Nascimento, os jovens que participam do projeto desenvolvem ações em prol da sociedade e em benefício próprio como capacitações, campanhas e encontros.
A professora Rita de Cássia destacou ainda, o incentivo aos programas desenvolvidos através desta parceria entre os sindicatos da região e o Senar, segundo a professora, todos os sindicatos da região devem seguir o exemplo de Votuporanga, e executar o programa O Jovem Aprendiz Rural, que é anual e gratuito. Na região, Riolândia, Cardoso e Paulo da Faria já realizam o programa.