Curso busca orientar quanto ao manuseio e manutenção da ordenha mecânica e qualidade do leite
Da Redação
O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais, realizou durante a semana passada o curso de manuseio de ordenha. O instrutor e técnico do Senar de Votuporanga Vagner Alves Guimarães, ministrou o curso a cerca de 20 produtores de leite de Álvares Florence.
Segundo ele, o curso busca orientar quanto ao manuseio e manutenção da ordenha mecânica e qualidade do leite. “Uma coisa é a prática do dia a dia, mas o
conhecimento teórico também é muito importante para manter a qualidade e a higiene do leite”, explica.
O município de Álvares Florence possui grandes produtores de leite, segundo Vagner, com uma genética adiantada e desenvolvida através de alimentação.
O técnico explicou que, mesmo com o avanço da agricultura e da cana-de-açúcar, leite é destaque pois não precisa de muito espaço para manter um gado de leite de
qualidade e produtivo para o consumo que aumenta a cada dia.
Entre os que participaram do curso, Olival Souza Santos destacou a importância de aprender sobre o trabalho. “Ter o conhecimento da teoria sobre o que fazemos no dia a dia é muito importante para realizar corretamente o trabalho”, disse o produtor.
O leite faz parte da produção familiar da região, onde as famílias moradoras da zona rural mantém o gado de leite e realizam a ordenha. Este trabalho é feito entra família, ou seja, pai e filho ou parentes que residem no mesmo local, evitando assim o custo com empregados, uma vez que não há investir. “É difícil ter empregado pelo custo, assim o Senar incentiva o envolvimento familiar”, finalizou o instrutor.