Da Redação
Uma palestra sobre Hepatite C e Sexualidade na 3ª Idade foi realizada pela Prefeitura Municipal de Álvares Florence, por meio da Divisão Municipal de Saúde, em comemoração à Semana do Idoso.
Segundo a assistente social do município, Rosália Aparecida Zuchetti Ramos, a incidência da doença na faixa etária mais alta tem aumentado nos últimos anos, por este motivo, a escolha do tema.
A enfermeira Rita de Cássia Alves Gimenez ministrou a palestra para cerca de cinquenta idosos entre 60 e 80 anos. Esses idosos tiveram a oportunidade de aprender sobre as barreiras encontradas com a sexualidade, vaidade e as mudanças fisiológicas que acontecem com o passar dos anos. “O profissional de saúde deve ajudar o idoso a ficar à vontade para falar sobre sexo, afinal ele está vivo, sente dor e sente amor”, disse Rita.
Além de aprender sobre a doença, transmissão e sintomas, os idosos presentes na ocasião participaram de bingo e foram presenteados pelas ações da Semana do Idoso.
Sustentabilidade
Da Redação
Quarenta alunos da escola Nilza Costa, entre 8 e 10 anos de idade, plantaram mais 50 mudas de árvores no município de Álvares Florence, na manhã de ontem. Acompanhados das professoras Maristela Aparecida Marques e Maria Lúcia Commar Sant’ana, eles aprenderam e praticaram o respeito ao Meio Ambiente.
A iniciativa da Prefeitura, por meio da Divisão da Agricultura e Meio Ambiente, faz parte do trabalho de plantio de 10 mil mudas, que foram adquiridas pela administração municipal voltado ao Programa Município Verde e Azul.
O chefe do setor, o engenheiro agrônomo Fabiano Manoel Pinto, acompanhou o plantio e orientou as crianças sobre os cuidados com a terra e a importância do plantio de árvores nativas. “A escolha do local é muito importante. Quando for plantar uma árvore no quintal, na frente da casa ou em uma via qualquer, deve-se atentar sempre para a estrutura ao redor do local desejado, observando rede elétrica e prédios residenciais para que a árvore não tenha que ser removida futuramente”, disse.