Santa Casa de Votuporanga atenderá 52 cidades da região coma cirurgia de glaucoma
Andressa Aoki
Andressa@acidadevotuporanga.com.br
O Instituto de Olhos da Santa Casa de Cardoso está autorizado para fazer cirurgia de glaucoma. Na última sexta-feira, a equipe da Santa Casa do município entregou na DRS XV (Departamento Regional de Saúde) em São José do Rio Preto um pedido de credenciamento para a realização de atenção básica ao portador de glaucoma, inclusive com vista técnica da DRS realizada na quinta-feira, conforme portaria 920, de 15 de dezembro de 2011.
Serão atendidos 52 municípios das microrregiões de Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul. “Foi uma conquista. Muitas pessoas tinham que se dirigir até Buritama, para poder fazer a cirurgia e agora não será mais necessário”, destacou o administrador da Santa Casa, Antônio Carlos Romano.
Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.
Há vários tipos de glaucoma. O glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular.
Hoje, o Instituto de Olhos faz 40 procedimentos de média complexidade. “Queremos fazer um pedido para o governador Geraldo Alckmin com o intuito de que a instituição possa atender média e alta complexidade de procedimentos oftalmológicos. “Temos demanda para isso”, afirmou.
Em 2011, foram realizadas aproximadamente 2000 cirurgias de cataratas e outros procedimentos, por meio do projeto de cirurgias eletivas, teto mensal SUS (Sistema Único de Saúde), convênios e outros. “O risco de infecção foi 0”, destacou Romano.
Unimed
Ele disse ainda que foi assinado um termo aditivo com a Unimed de Votuporanga “Já estamos realizando os procedimentos para os conveniados da Unimed”, frisou.