O mundo digital chegou mais cedo para os alunos do Ensino Fundamental de Álvares Florence. A Prefeitura inaugurou na noite de segunda-feira, 28, a primeira Sala de Mídias, no Centro de Educação Municipal Professora Nilza Costa Rodrigues.
A sala faz parte do programa FET - Futuro Educação e Tecnologia, desenvolvido pela Prefeitura, para aliar tecnologia à educação e garantir aos estudantes da rede municipal um ensino com o que existe de mais moderno. “Fizemos um investimento de R$ 73.554, o que nos permitiu adquirir equipamentos de alta tecnologia, como notebooks e uma lousa digital”, destaca o prefeito Alberto Cesar de Caires, o Albertinho.
A Sala de Mídias vai beneficiar 326 alunos, de 4 a 12 anos de idade. A ideia, segundo o prefeito, surgiu a partir de uma viagem que fez a Portugal, onde conheceu o projeto de educação básica, que é modelo para países de Primeiro Mundo.
“Nessa viagem, fizemos uma grande parceria entre a Prefeitura, a Universidade de Aveiro e a Unifev (Centro Universitário de Votuporanga) para adequar o nosso modelo de ensino e trazer a tecnologia para dentro da sala de aula. As crianças de hoje vivem conectadas. Pesquisas mostram que atualmente cada pessoa tem em média dois celulares. Precisamos nos modernizar e a administração municipal tem de fazer a sua parte. Com o FET, colocamos à disposição de nossas crianças uma educação de primeira”, ressalta o administrador.
O prefeito Albertinho, que também é presidente da AMA – Associação dos Municípios da Araraquarense, entidade que abriga 120 cidades da região, estuda agora ampliar o projeto. “Estamos trabalhando para levar esse programa educacional e tecnológico para os municípios vizinhos. É um compromisso da AMA com o ensino da nossa região”, afirma.
Participaram da inauguração prefeitos da região, vereadores e os professores António Batel Anjo e Amaral Simões Carvalho, da Universidade de Aveiro, Portugal. Também esteve presente o reitor da Unifev – Centro Universitário de Votuporanga, Marcelo Ferreira Lourenço.