Da Redação
A educação da rede municipal de Álvares Florence está em 7º lugar no Brasil. O resultado foi divulgado na terça-feira, pelo Portal do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Brasil). As notas anteriores que o município obteve são: 2005 - 4.8; 2007- 5.0; 2009 - 6.5.
Já em comparação a nota do Estado de São Paulo, a educação de Álvares está em 2º lugar; 34% acima da meta nacional instituída pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Brasil.
Considerando somente o resultado da rede pública, as primeiras capitais aparecem depois da posição 800 na lista dos 5.227 municípios que tiveram o Ideb calculado em 2011.
Motivo de orgulho para o município, o prefeito Alberto César de Caires, o Albertinho, está muito feliz com o resultado. "É a prova do bom trabalho exercido por nossos educadores e profissionais da educação. Ao longo destes quase oito anos de trabalho contínuo, agora é reconhecido”.
A rede municipal de educação de Álvares Florence, engloba o Cem Profª Nilza Costa Rodrigues Possui; EMEIF Prof. Flávio Olívio de Camargo e o Centro de Convivência Infantil Primeiro Passo.
Por sua vez, a secretária da Educação de Álvares Florence, Magali Lopes Garcia de Mendonça, atribui este resultado aos investimentos como antecipação do início da vida escolar, formação continuada para todos os educadores da rede (capacitação), implantação de material apostilado de qualidade, investimentos também em tecnologia como as Salas de Informáticas equipadas com Lousa Digital, com computadores fixo e netbooks, reforço escolar aos alunos com dificuldade, projetos de leitura envolvendo todos os alunos e professores auxiliares.
Segundo Magali, a meta nacional para o ano 2022 é 6.0, ou seja Álvares Florence superou a nota que objetiva a comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil, e Álvares Florence já superou o número com 10 anos de antecedência.
Na lista dos municípios com melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as pequenas cidades lideram o ranking. De acordo com os dados divulgados ontem, pelo Ministério da Educação (MEC), dos dez municípios com maior nota no Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental, todos têm menos de 20 mil habitantes.
Confira a lista dos municípios com melhor resultado no Ideb 2011 (anos iniciais do ensino fundamental):
Claraval (MG) 8,3 pontos
Taiaçu (SP) 8,2 pontos
Vista Alegre do Prata (RS) 8,2 pontos
Joaquim Távora (PR) 7,7 pontos
Mucambo (CE) 7,5 pontos
Carvalhópolis (MG) 7,5 pontos
Álvares Florence (SP) 7,5 pontos
Caiuá (SP) 7,5 pontos
Santa Terezinha de Itaipu (PR ) 7,5 pontos
Antônio Carlos (SC) 7,5 pontos
Paraí (RS) 7,5 pontos