Cardoso é administrada pelo prefeito Leonardo Gomes da Silva (Dinho) e seu vice Antônio Renato Tavares de Souza
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O município de Cardoso celebra hoje os seus 76 anos de fundação. Para comemorar, a programação elaborada pela Prefeitura conta com cavalgada, partida de futebol e show na praça.
Cardoso é administrada pelo prefeito Leonardo Gomes da Silva (Dinho) e seu vice Antônio Renato Tavares de Souza.
História
Chamada de Vila Bupeva, Arraial do Marinheirinho, Vila Cardoso e, por último, Cardoso, devido a coincidência de existir na região o cacto denominado “cardo” e por seu então fundador Joaquim Cardoso da Silva.
Fundado em 20 de janeiro de 1937, o município tem extensão de 637,57 quilômetros quadrados e economia voltada ao agronegócio: bovicultura (mista e de corte) e cana de açúcar. Além de ter turismo forte de pesca, lazer e eventos.
Desde a sua fundação, Cardoso experimenta importantes conquistas, que alicerçaram seu desenvolvimento. Ganhou seu distrito de paz em 24 de agosto de 1.942 e tornou-se independente em 24 de dezembro de 1.948. A criação da Comarca, por meio de um decreto assinado em dezembro de 1.963, constituiu-se em outra conquista histórica que se tornou realidade com a instalação do Poder Judiciário, em 29 de setembro de 1.958.
A construção do Banco do Brasil foi outro grande marco. O desejo de uma rodovia pavimentada que demandava para Votuporanga, consequentemente ligando a cidade à malha viária do Estado, foi transformado em realidade graças à união de seu povo nas reivindicações apresentadas ao governo. Outras rodovias pavimentadas chegaram posteriormente e, hoje, Cardoso está ligado pelo asfalto também a outras cidades da região, impulsionando o escoamento da produção agrícola.
Contudo, o município não para de reivindicar e buscar condições cada vez melhores para seu povo. Sob a proteção de São Sebastião, santo padroeiro, a disposição do município é continuar trabalhando, porque a meta principal se chama progresso.
Programação de hoje
9h – Cavalgada de São Sebastião, com saída da Algodoeira;
15h – Jogo com a participação dos atletas do Rio Preto, com campo do Cafuc;
21h – Show na Praça da Matriz com a dupla Paschoal e Lucas Viola.