São três em Álvares Florence e uma em Parisi; Valentim Gentil tem Rosa Caldeira na administração municipal
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Muitas disputaram o cargo, mas apenas quatro mulheres foram eleitas vereadoras, e uma prefeita, na Comarca de Votuporanga.
Em Álvares Florence, são três mulheres que assumiram suas repsectivas cadeiras na Câmara Municipal: Márcia Commar, com 185 votos (5,42%); Cleide Trevisan, com 175 (5,12%) e Vanice Rosa, com 139 (4,07%).
Em Parisi, Neusa Zarpelão foi eleita com 82 votos (4,23%).
Em Valentim Gentil não teve uma mulher eleita como vereadora, mas sim, uma prefeita. Rosa Caldeira conquistou o Poder Executivo com 3.937 votos (53,84%). Antes disso, existiram vários processos eleitorais até ela assumir o cargo, no último dia 1.º.
Em Votuporanga, as candidatas não alcançaram uma cadeira na Câmara. A ex-vereadora Encarnação Manzano não conseguiu se reeleger e as 15 cadeiras foram ocupadas somente por homens. Na história de Votuporanga, foram vereadoras Neide Romani e Sandra Toscano, que concorreu até à Prefeitura na década de 1990. Neste ano, a cidade também teve na disputa para prefeito a candidata Eva Maria, que obteve nas urnas 1.046 votos (2,20%).
O jornal A Cidade traz na edição de hoje uma entrevista com as vereadoras eleitas da Comarca. Elas falam sobre o motivo que as levaram a ser candidatas e quais serão suas metas de trabalho para os próximos quatro anos frente ao Poder Legislativo.