Objetivo do Pacto é alfabetizar todas as crianças até o terceiro ano do ensino fundamental, quando elas completam 8 anos
Aconteceu na última quarta-feira, dia 24 de abril, a cerimônia de implantação do “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Vicente Santoro”, em Valentim Gentil.
Na oportunidade, foi explicado sobre o principal objetivo do Pacto, que é alfabetizar todas as crianças, sem exceção, e no momento certo: até o final do terceiro ano do ensino fundamental, quando elas completam oito anos de idade. No Brasil, muitas crianças concluem o ciclo destinado à sua alfabetização sem estarem plenamente alfabetizadas.
Ao aderir ao Pacto, o município se comprometeu a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e matemática, além de realizar avaliações anuais, aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), junto aos concluintes do terceiro ano do ensino fundamental.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa conta com a participação de todas as esferas governamentais, apostando na valorização de professores e escolas, investimento em material didático de alta qualidade para todas as crianças e sistema adequado de avaliação, gestão e monitoramento.
Por meio do Ministério da Educação (MEC), o governo federal disponibiliza ao município materiais didáticos e pedagógicos que contribuem para a alfabetização e o letramento. Os professores alfabetizadores ainda participarão de cursos de formação continuada ministrados em universidades públicas.
Desafio
Presente na cerimônia de implantação do Pacto, o vice-prefeito Alexandre Ramos falou que a administração municipal está preparada para enfrentar, juntamente com a escola e com os professores, o desafio de alfabetizar todas as crianças de Valentim Gentil na idade certa, ou seja, até os oito anos.
O vice-prefeito ainda destacou inúmeros investimentos realizados pelo Município na área educacional, como na aquisição de novo material apostilado, alimentação escolar de excelente qualidade, cursos de formação e capacitação para os professores da rede municipal, aquisição de móveis, equipamentos, utensílios, livros, material escolar e esportivo para todas as escolas municipais, entre outras ações.
“Nossa proposta é, juntamente com a prefeita Rosa Caldeira, melhorar em 100% a qualidade das nossas escolas, incentivando os alunos, professores e também a família, para que os filhos tenham um ambiente familiar saudável e se preocupem apenas com os estudos”, afirma Alexandre Ramos.